Sérgio Conceição apanhou maior castigo da época: a comparação com outras suspensões
Expulsão no final do desafio contra o Moreirense custa 21 dias de suspensão ao treinador do FC Porto, que só poderá voltar a sentar-se no banco na derradeira jornada, com o Belenenses.
Corpo do artigo
O Conselho de Disciplina da FPF aplicou, na quarta-feira, o maior castigo da época a um treinador da Liga NOS, ao suspender Sérgio Conceição por 21 dias, na sequência da sua expulsão no final do Moreirense-FC Porto.
13615196
O técnico portista, que ainda foi multado em 10.200 euros, vai falhar os jogos com o Famalicão, o Farense e o Rio Ave, bem como o clássico com o Benfica, de 6 de maio, que pode ser importante para as contas do título... e do apuramento direto para a Champions. O regresso de Conceição ao banco acontecerá apenas na última jornada, uma vez que a pena termina um ou dois dias antes do desafio com o Belenenses, nesta altura marcado para o dia 19 de maio, mas suscetível de ser alterado para, por exemplo, dia 18. Refira-se, contudo, que Pinto da Costa já anunciou a intenção de recorrer da pena para o plenário do CD [ver mais página 2].
É a segunda vez esta temporada que Sérgio Conceição é castigado com tempo de suspensão, mas, na primeira ocasião, em novembro, após o P. Ferreira-FC Porto, foi apenas por 15 dias. Este período, de resto, também já havia sido aplicado por três vezes a Rúben Amorim, do Sporting, mas nunca havia sido ultrapassado... até agora. Na base desta decisão, estiveram as palavras dirigidas a Hugo Miguel após o empate (1-1) com o Moreirense, que levaram o caso a ser enquadrado no artigo 136.º do regulamento disciplinar da Liga, que diz respeito à lesão da honra e da reputação e denúncia caluniosa. Segundo o relatório do juiz da AF Lisboa, Conceição "entrou no terreno de jogo para contestar a equipa de arbitragem" de forma insultuosa. "És uma vergonha, roubaste-nos o campeonato", terá acusado o técnico, que "após a exibição do cartão vermelho começou a bater palmas na direção do árbitro" e prosseguiu com as críticas. "És fraco e má pessoa, roubaste-nos dois campeonatos, escreve tudo, és uma vergonha do c..., és um ladrão, estás sempre a f...", explica o CD.
Relatório do árbitro indica que o técnico dos dragões terá chamado "ladrão" a Hugo Miguel e acusado o juiz da AF Lisboa de lhe ter "roubado" o título. FC Porto vai recorrer. Vítor Bruno pronto a assumir
Com este castigo, Sérgio Conceição atingirá os 36 dias de suspensão esta época. Mas se nos primeiros 15 falhou só um jogo, pelo facto de a essa jornada se ter seguido uma pausa para seleções nacionais, desta vez a ausência abrangerá mais jogos, numa altura em que o campeonato entra na sua fase mais decisiva. Caberá a Vítor Bruno tomar o lugar de Conceição no banco, depois de já o ter feito na vitória sobre o Portimonense, por 3-1, na primeira volta, tal como em determinados períodos dos jogos com o Braga e o Portimonense, na segunda.