Brandão foi avançado dos minhotos e do Santa Clara, equipas que amanhã têm um duelo fundamental pelo quinto lugar. Em conversa com O JOGO, admitiu peso do fator casa
Corpo do artigo
Vitória de Guimarães e Santa Clara entram amanhã em campo num desafio potencialmente decisivo na luta pelo quinto lugar, último que pode dar acesso às competições europeias. Quem vai estar atento é Brandão, avançado brasileiro que representou os dois clubes: em 1999/00 vestiu a camisola dos conquistadores e, de 2000 a 2003, jogou nos Açores.
Em conversa com O JOGO, não escondeu que estará de “coração dividido”, mas admitiu que o facto de o jogo se disputar no Estádio D. Afonso Henriques poderá trazer algum favoritismo aos minhotos. “O Santa Clara tem vindo a fazer uma época muito boa, tem estado nas primeiras posições e o Vitória é um clube que, tradicionalmente, está sempre a beliscar os primeiros lugares. Se tiver de dar algum favoritismo, acho que o Vitória leva vantagem por jogar em casa neste confronto, mesmo que não esteja assim tão bem e venha de um empate em Moreira de Cónegos”, projetou o antigo artilheiro, relembrando “os adeptos que lotam o estádio e podem fazer a diferença”. No entanto, Brandão, hoje com 54 anos, aposta num jogo “equilibrado”. “As duas equipas estão bem e a diferença pontual é pouca”, acrescentou o antigo artilheiro, que fez 20 golos em 36 jogos pelos minhotos, e 31 disparos certeiros em 72 partidas pelo Santa Clara.
Numa altura em que a época está cada vez mais próxima do fim, Brandão considera que a equipa de Vasco Matos “pode aproveitar” o facto de o Vitória estar “mais cansado” por ter muitos jogos nas pernas, à boleia da longa participação na Liga Conferência.“Mas jogar em Guimarães é sempre complicado para todas as equipas. É um clube que procura sempre as competições europeias”, enquadrou Brandão, com algumas dúvidas que os açorianos, que venceram por 1-0 na primeira volta, apliquem mais uma surpresa neste campeonato: “O Santa Clara está a ter um bom desempenho, mas será difícil sair do Minho com uma vitória. Conseguir um lugar nas competições europeias seria um presente para a excelente campanha deles”.
Sem querer avançar com prognósticos, Brandão, que em Portugal também representou o Belenenses, destacou o carinho por Vitória e Santa Clara. “Fui feliz e goleador em ambos. Sinto-me lisonjeado por isso”, rematou.