Sem peso nos AA sobram os jovens: Benfica com 32 convocados dos sub-21 para baixo
Entre os mais novos, em cinco equipas nacionais, o Benfica tem mais convocados em três e no somatório global deixa Sporting e FC Porto a longa distância, mesmo sem representantes na formação principal.
Corpo do artigo
São vários os jogadores habitualmente chamados à Seleção Nacional que tiveram passagem de destaque pelo Benfica, mas as últimas convocatórias provam que o emblema da águia tem perdido peso a este nível de equipas nacionais e mais agora com Fernando Santos a riscar das suas opções os últimos resistentes, João Mário e, sobretudo, Rafa.
Porém, alargando a análise aos outros escalões, esta evidência é invertida e são as águias a reinar nos céus das convocatórias.
O amuo de Rafa, que decidiu conter-se nos festejos após um golo supersónico, serviu de motivo para ser destacada a realidade benfiquista na principal equipa das quinas. O extremo nunca se firmou como um dos indiscutíveis de Fernando Santos e a agora até caiu da convocatória, o que deixou o jogador muito surpreendido e desagradado.
Contudo, há uma vaga de fundo a aproximar-se da praia dos AA, caso o caminho escolhido, e anunciado, pelo líder das águias, Rui Costa, aponte para o regresso à formação.
Juntando os escalões desde os sub-17 até aos AA, todos eles em atividade nesta fase da época, são os encarnados quem mais jogadores forneceu. Sem contar com os emprestados, o Benfica cedeu 32 jovens às seleções e, em cinco escalões, passa a perna aos rivais em três e é superado por muito pouco nos outros dois. Só nos sub-19 e sub-21 não dá mais elementos, sendo que neste último escalão as águias têm mais três jogadores - Tomás Tavares, Tiago Dantas e Tiago Araújo - chamados pelos clubes aos quais foram emprestados, o que permitiria inverter também aqui as contas.
Olhando à equipa de Nélson Veríssimo e aos bês de António Oliveira, foram convocados nove jovens: Paulo Bernardo e Gonçalo Ramos da principal, Tomás e Henrique Araújo, que estão entre a A e a B, e ainda os bês Samuel Soares, Filipe Cruz, Rafael Rodrigues, Rafael Brito e Martim Neto (este titular da B e ainda sub-19).