"Se Matías Viña tem a possibilidade de ir para o FC Porto, que não pense três segundos"
Fucile acredita que o defesa do Palmeiras está, aos 23 anos, na idade certa para chegar à Europa. Conta que Viña quer ser o melhor na sua posição e define-o como um lateral que sobe bastante.
Corpo do artigo
Matías Viña é o lateral esquerdo eleito por Sérgio Conceição para reforçar a equipa em 21/22 e a SAD está no terreno a tentar chegar a acordo com o Palmeiras.
Antigo companheiro no Nacional diz que assinar pelo FC Porto seria o melhor que podia acontecer a Viña
Enquanto isso, o possível futuro reforço disputa a Copa América ao serviço do Uruguai e O JOGO convidou Fucile a apresentar o compatriota com quem jogou no Nacional de Montevideu. Além de elogios vários, um conselho: Viña não deve hesitar nem por um momento, porque o "FC Porto é melhor que lhe pode acontecer".
Que tipo de jogador é o Matías Viña?
Tem a qualidade dos uruguaios, com raça. É rápido, tem muito bom jogo aéreo e é consistente a defender. Tem chegada à área, golo, é forte no jogo aéreo na área contrária. Cada vez faz melhor o seu trabalho, porque vai ganhando experiência. É um jogador importantíssimo no Palmeiras, ganhou a Libertadores. Joguei com ele no Nacional e é um tipo que quer melhorar sempre, aprender, e ser o melhor na sua posição. É titular na seleção e acho que se vai dar muito bem no FC porto com a qualidade que tem. Vai adaptar-se rápido.
Olhando para o percurso dele, a pressão de jogar num clube como o FC Porto não será um problema...
Sem dúvida que não, está habituado a jogar com pressão. Esteve no Nacional, que é um dos maiores clubes da América do Sul e que está obrigado a ganhar sempre. O Palmeiras é um grande do Brasil e a situação é a mesma. O FC Porto também tem de ganhar as provas todas, a Champions, o campeonato, a Taça... São equipas importantes e não será por causa da pressão que terá qualquer problema.
"Viña é um jogador coma qualidade dos uruguaios, com raça. É rápido, tem muito bom jogo aéreo e é consistente a defender"
O que precisa de melhorar no seu jogo?
Indo para o FC Porto vai melhorar em tudo, sem dúvida. Vai ser melhor do que é agora. Tem equipas importantes da Europa de olho nele, mas o melhor que lhe pode acontecer para aprender ainda mais é jogar no FC Porto, que é uma equipa que cria jogadores. Trata-se de uma escola que faz evoluir muito e não é por acaso que saem daí para equipas de topo como o Real Madrid. É como se fossem soldados que criam para para serem melhores.
Que conselho daria ao Matías sobre o FC Porto?
Se tem a possibilidade de ir, que não pense nem meia vez, nem um minuto como se falou quando foi com o Cebola [Cristian Rodríguez], que não pense três segundos. Se se fala do FC Porto, não interessa mais nada. É a única hipótese que interessa. Se uma das equipas mais importantes da Europa te quer, nem pensas, vais direto.
Trabalhar como um treinador como Sérgio Conceição será bom para o Viña?
Sim, o Sérgio é um grande treinador. Não conheço pessoalmente, mas pelo que vejo é muito querido por todos, tira o melhor dos jogadores e acredita em cada um deles. Para um jogador, ter um treinador que confia nele é tudo. Eu tive grandes técnicos, como o Jesualdo Ferreira, que tirou o melhor de mim, e depois o Villas-Boas, que era extraordinário e também acreditava em todos.
Isso faz a diferença, imagino...
Quando um treinador acredita e confia num jogador, este dá vida por ele, dá tudo dentro do campo. Não há outra hipótese. Se tu lhe falhas, estás a falhar contigo mesmo também. É o que vejo em Sérgio Conceição, luta sempre pelos jogadores.