Schmidt em risco de perder o miolo: suspensões podem abrir portas à sexta dupla
Depois da lesão de Chiquinho, o técnico encarnado pode vir a perder mais médios para os próximos jogos devido a castigos.
Corpo do artigo
Roger Schmidt pode ver-se forçado a fazer mudanças no meio-campo do Benfica, nos próximos jogos, caso Florentino ou Aursnes vejam um cartão amarelo no campeonato. Isto porque os dois médios estão no limite da suspensão: já foram amarelados por quatro vezes, esta temporada, em jogos para a Liga. Caso qualquer um deles tenha de cumprir um jogo de castigo, Roger Schmidt vai mesmo ter de procurar uma dupla inédita para alinhar no centro do campo do Benfica.
Florentino e Aursnes estão a um cartão amarelo de serem suspensos por um jogo. Sem Chiquinho, o treinador pode ter de improvisar e estrear uma dupla no meio-campo encarnado.
Há vários jogos que, tanto Florentino como Ausrnes, têm conseguido evitar a suspensão. O português viu o quarto amarelo a 26 de janeiro, frente ao Paços de Ferreira. O norueguês foi antes, a 21 de janeiro, na partida com o Santa Clara. Apesar desta limitação, o treinador do Benfica não tem feito a gestão da equipa baseada nos possíveis castigos disciplinares, já que, desde aí, Aursnes e Florentino têm sempre sido titulares.
A questão do meio-campo do Benfica e da possível suspensão dos dois médios faz soar mais o alarme tendo em conta a baixa de Chiquinho durante, pelo menos, as próximas duas semanas. O camisola 22 lesionou-se no jogo frente ao Vizela e vai ficar de fora, pelo menos, no jogo com o Famalicão e com o Brugges, mas também não é segurou que já esteja apto para a visita ao Marítimo. Neste cenário, Aursnes e Florentino são a dupla que assume o meio-campo. No caso de um deles (ou os dois) não estar disponível, Roger Schmidt vai ter de inovar.
15936923
Suspensões podem abrir portas à sexta dupla
Desde o início da época, apenas quatro jogadores alternaram na dupla de médios: Enzo Fernandez, Florentino, Aursnes e Chiquinho. Destes, a escolha mais habitual foi mesmo a de Florentino-Enzo, em 25 jogos; seguida de Chiquinho-Florentino, com nove; Enzo-Aursnes, em três; Florentino-Aursnes, em duas; e Enzo e Chiquinho que dividiram o centro do campo apenas uma vez. Agora, Roger Schmidt pode ter de estrear uma parelha nova e a escolha deve recair em João Mário.
Só foram utilizados quatro jogadores como titulares na dupla do meio-campo do Benfica: Enzo, Florentino, Chiquinho e Aursnes. Um novo nome pode surgir na lista em breve.
O médio português, que está a fazer a melhor época da carreira, é o que, dos restantes médios disponíveis, reúne mais características para baixar no terreno e garantir soluções no caso das ausências de um dos habituais escolhidos. Aliás, esta época, Schmidt já experimentou essa solução. No jogo da primeira volta, frente ao Vizela, Enzo e Florentino foram titulares e saíram aos 66", substituídos por Aursnes e Musa, numa altura em que o Benfica perdia por 1-0. Com a entrada do avançado croata, João Mário, que acabou por marcar o golo da vitória (2-1), recuou no terreno para jogar ao lado de Aursnes.
Repetir esse cenário pode ser a única alternativa de Schmidt, mas se precisar de substituir a dupla completa, há apenas João Neves, médio de 18 anos recrutado à equipa B, que o técnico alemão estreou mas que soma apenas 29 minutos em oito presenças e nenhuma como titular. E nem João Mário nem João Neves têm características defensivas.
15930524