Schmidt de fora já causou mossa: treinador falhou seis jogos e histórico não é animador
Suspenso pela expulsão em Vizela, técnico falhou seis jogos no passado. Ganhou apenas dois em seis.
Corpo do artigo
O Conselho de Disciplina (CD) da FPF castigou Roger Schmidt com um jogo de suspensão (e uma multa de 1150 euros) pela expulsão em Vizela. O treinador viu confirmada a ausência na receção de hoje ao Famalicão, sendo expectável que o Benfica não recorra deste castigo, até porque o próprio técnico assumiu no final do jogo que aceita o vermelho mostrado por Nuno Almeida - um eventual recurso poderia levar também a uma demora na resolução do processo e eventual cumprimento do castigo em partida posterior.
Técnico das águias foi punido pela atitude no Minho pelo Conselho de Disciplina, que teve em conta atenuantes como o seu historial limpo em Portugal bem como o facto de ter sido provocado.
Roger Schmidt vai falhar pela primeira vez em Portugal uma partida, mas no passado já cumpriu castigo em seis jogos, cinco no Leverkusen e um no PSV. E bem se pode dizer que a sua ausência causou mossa, pois as suas equipas apenas venceram dois.
Expulso pela primeira vez a 21 de fevereiro de 2016, num desaire do Leverkusen (0-1) com o Dortmund, que lhe valeu três jogos de suspensão pelas críticas ao árbitro e recusa em deixar o campo, Schmidt viu Markus Krosche comandar a equipa sem sucesso. Derrotas com Mainz (1-3) e Werder Bremen (1-4), além do empate (3-3) com o Augsburgo, em 2015/16. Na época seguinte, somou mais dois jogos de suspensão: viu a equipa cair da Taça nos penáltis (5-6) após um 2-2 com o secundário Sportfreunde Lotte e venceu o Wolfsburgo (2-1). Já no PSV, em 2020/21, assistiu de fora ao triunfo (2-0) sobre o Emmen, devido a críticas a um árbitro.
15936390
Expulso após ter devolvido para a bancada uma garrafa de água lançada na sua direção, Schmidt - que após o vermelho fez sinal de 2-0 para os adeptos do Vizela - explicou a reação pelo facto de ter sido provocado, algo levado em conta precisamente pelo CD. Este órgão aplicou apenas um jogo de suspensão pelo facto de este ter um historial limpo em Portugal e ainda em face da existência de "provocação".
JOGOS
Mainz, 1-3
A 28/02/2016, perde no primeiro jogo de castigo, fora
W. Bremen, 1-4
Nova derrota, ao segundo desafio, agora em casa
Augsburgo, 3-3
Empate fecha o primeiro castigo, de três jogos
15933968
S. Lotte, 2-2
Já em 2016/17, em novo castigo, cai na Taça, nos penáltis
Wolfsburgo, 2-1
Técnico obtém a primeira vitória fora do banco
Emmen, 2-0
Já no PSV, nos Países Baixos, volta a ganhar na Liga