
Noah Saviolo marcou ao Nacional
LUSA
Extremo estreou-se a marcar pela equipa principal vitoriana e logo com uma obra-prima que abriu o caminho para o triunfo sobre o Nacional. Contratado em 2022, deu logo nas vistas e a SAD vitoriana renovou-lhe o contrato em junho de 2025, ficando seguro até 2028. Luís Pinto não abdicou dele nos últimos seis jogos.
O ano de 2026 ainda agora começou e já conta com uma obra-prima de Saviolo. O golo que marcou ao Nacional, e que abriu o caminho para o triunfo por 2-1, é digno de ser visto e revisto. Com um cruzamento largo do lado direito, bem fora da grande área, de ângulo apertado, o extremo colocou a bola por cima do guarda-redes Kaique. Se ia cruzar ou não, isso pouco importa, porque a beleza do lance não se mede nas intenções.
Foi o primeiro golo de Saviolo na equipa principal do Vitória, e bem se pode dizer que foi mesmo um golo de autor, um momento de rara beleza de um mágico da bola. As qualidades que tem baralham qualquer defesa, porque consegue aliar técnica a uma velocidade de ponta, sendo, aliás, um dos jogadores mais rápidos do plantel vitoriano.
O jogador, de apenas 21 anos, não irá certamente esquecer o momento que assinou contra o Nacional, num jogo em que teve ainda dedo importante no segundo golo, ao oferecer a bola a Rodrigo Abascal, também ele uma estreia absoluta a marcar pelos vitorianos.
A grande exibição de Saviolo foi reconhecida pelos adeptos quando foi substituído, aos 89 minutos. Luís Pinto tirou-o para que tivesse oportunidade de ser aplaudido pelos vitorianos e de perceber o quanto gostam dele. O treinador é um admirador das qualidades do extremo e não escondeu os elogios recentemente, no final do jogo contra o Rio Ave, em Vila do Conde. "É um jogador jovem, que demonstra ter qualidades que, no futebol moderno, são cada vez mais difíceis de encontrar. É rápido e forte no um para um. A evolução passa por confiar no jogador, apoiá-lo. É um trabalho conjunto do jogador, da equipa técnica e da estrutura. Estávamos a perspetivar isto no início da época. É essencial acreditarmos nos nossos meninos de verdade, e não por necessidade", sublinhou, então, Luís Pinto.
A aposta em Saviolo tem sido notória e constante, sem queimar etapas. Depois de ter ficado de fora nas primeiras quatro jornadas do campeonato, estreou-se à quinta ronda, contra o Estrela da Amadora, num jogo em que entrou aos 64 minutos. A primeira titularidade surgiu duas jornadas depois, diante do Alverca, em mais um sinal de crescimento. Nos últimos seis jogos bem se pode dizer que tem sido Saviolo e mais dez. Titular indiscutível, tem confirmado os sinais de crescimento que já tinha dado na época passada, quando ajudou a equipa B a festejar a subida à Liga 3.
Um crescimento sustentado de uma joia que chegou ao Vitória em 2022, na altura para alinhar nos Juniores A, após ter passado por Anderlecht, da Bélgica, e Lille, de França. A SAD vitoriana também não perdeu tempo e renovou-lhe o contrato no dia 21 de junho de 2025, tendo assinado até 30 de junho de 2028.

