
Lebedenko e Larrazabal
LUSA
Ucraniano substituiu o titularíssimo João Mendes e tenta marcar pontos para a segunda volta. Lateral deixou saudades em Espanha. Rubén Albés, que o treinou no Lugo, elogia-lhe a postura de trabalho e a versatilidade que o ucraniano oferece às dinâmicas de jogo de um treinador
Lebedenko regressou em bom estilo ao onze do Vitória, tentando oferecer concorrência à titularidade de João Mendes, que se apresenta como um dos jogadores mais sólidos dos conquistadores. Fez o 11.º jogo da época, solucionando o castigo de Mendes, que reaparecerá contra o Nacional. Mas, a luta parece relançada.
O técnico Rubén Albés, que orientou o ucraniano em 37 jogos pelo Lugo, recorda a postura muito forte no trabalho. "Tem muito alcance, joga por fora no apoio ao ataque, cria oportunidades e, na zona defensiva, também integra várias caraterísticas importantes", argumenta o treinador, que esteve ativo no comando do Sporting Gijón em 24/25. Os elogios estendem-se. "Tem critério e qualidade com bola, capacidade individual nas conduções, sabendo evitar a pressão dos rivais. Nos últimos metros faz-se forte em jogo combinativo, seja por tabelas ou diferentes tipos de cruzamentos, tem muita qualidade", atesta Albés, inflamando o poderio ofensivo. "Chega bem à frente para orientar diferentes disparos, pode marcar golos, mas, na defesa é robusto, dá volume, compete bem no jogo aéreo, tem potência de salto, e é dinâmico a girar. Tem facilidade em contrariar qualquer adversário por dentro e por fora", garante o treinador que deu afirmação a Lebedenko na II divisão de Espanha. "Ganhou experiência, é um homem de equipa e adorei trabalhar com ele", regista Rubén Albés.
Num calendário que reserva agora jogos com Nacional, Sporting, na Taça da Liga, e FC Porto, o ucraniano quer fazer-se solução.

