O Santa Clara subiu ao primeiro lugar, com 23 pontos, mais um do que o Aves SAD
Corpo do artigo
O Santa Clara venceu em Paços de Ferreira, por 2-0, e ascendeu provisoriamente à liderança da II Liga, em jogo da 11.ª jornada decidido na primeira parte.
Aos 16 minutos, em exploração preferencial do corredor esquerdo, Gabriel Silva acertou no ferro da baliza de Marafona, no ensaio para o golo inaugural, aos 27: Paulo Henrique cruzou da esquerda para a zona do penálti e a entrada fulgurante, com remate colocado e de primeira, de Bruno Almeida.
A reação pacense surgiu de forma efetiva aos 37 minutos, com Rui Fonte a cabecear ao ‘ferro’ da baliza do Santa Clara, numa das raras vezes em que Aldair foi quase até ao fim do campo e logrou cruzar.
Foi uma ameaça de golo sem repetição junto da baliza do Santa Clara, ainda sem derrotas no campeonato e com a melhor defesa em prova. O pragmatismo é outro dos argumentos dos açorianos, que ganhariam maior vantagem na compensação da primeira parte, por Rafael Martins, na cobrança de uma grande penalidade, a castigar derrube de Marafona a Gabriel Silva.
Com este triunfo, o Santa Clara subiu ao primeiro lugar, com 23 pontos, mais um do que o Aves SAD, que só vai a jogo no domingo, enquanto o Paços vê interrompida uma série de quatro jogos sem derrotas e soma 14, por agora no 10.º lugar.
Jogo no estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira.
Paços de Ferreira – Santa Clara, 0-2.
Ao intervalo: 0-2.
Marcadores:
0-1, Bruno Almeida, 26 minutos.
0-2, Rafael Martins, 45+3 (grande penalidade).
- Paços de Ferreira: Marafona, Aldair (Miguel Moreno, 63), Ferigra, Pedro Ganchas, Antunes, Luiz Carlos (Tiago Ribeiro, 73), Gorby (Cipenga, 44), Matchoi, Costinha (Uilton, 63), Rui Fonte e Luís Bastos (Cipenga, 44).
(Suplentes: Jeimes, Ícaro, Simão Rocha, Marcos Paulo, Tiago Ribeiro, Welton Júnior, Miguel Moreno, Uilton e Cipenga).
Treinador: Ricardo Silva.
- Santa Clara: Gabriel Batista, Sidney Lima, Luís Rocha, Pedro Pacheco, Diogo Calila (Lucas Soares, 75), Adriano Firmino, Serginho (Vinicius, 75), Paulo Henrique, Bruno Almeida (Ricardinho, 60), Rafael Martins (João Marcos, 75) e Gabriel Silva (Klismahn, 63).
(Suplentes: Marcos Díaz, Sema Velásquez, Lucas Soares, Eduardo Ageu, Ricardinho, Klismahn, Andrezinho, Vinicius e João Marcos).
Treinador: Vasco Matos.
Árbitro: Hélder Carvalho (AF Santarém).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Gorby (33), Matchoi (41), Adriano Firmino (49), Gabriel Silva (59), Ferigra (78), Welton Júnior (79) e Vinicius (82).
Assistência: 2.473 espetadores.