Luís Castro, antigo treinador do Benfica B, garante que o guarda-redes pode surpreender, como fez o central português na época passada.
Corpo do artigo
A titularidade no jogo com o Estrela da Amadora abriu portas para o futuro de Samuel Soares no Benfica, depois dos desentendimentos entre Vlachodimos e Roger Schmidt.
O guardião grego foi afastado do último jogo e a escolha recaiu para o jovem português, apesar de ter ainda Trubin como opção.
Para Luís Castro, antigo treinador da equipa B dos encarnados, esta é a altura ideal para Samuel Soares poder assumir responsabilidades na equipa encarnada, à semelhança do que aconteceu com António Silva na época passada.
"Quando o António Silva subiu à primeira equipa o Vertonghen era titularíssimo, havia Lucas Veríssimo e João Victor, e quem acabou por ser titular foi ele. O João Neves também era pouco provável de jogar no final da época e acabou a titular. O Samuel jogou, cumpriu e se continuar a este nível pode ser mais um António Silva ou um João Neves", lembrou a O JOGO.
O técnico elogia ainda as qualidades do guardião, realçando o que pode trazer à equipa. "É muito completo. É um guarda-redes muito explosivo, forte no jogo aéreo e, para além da sua envergadura, é forte nas saídas. Melhorou o jogo de pés e a potência que tem permite-lhe colocar a bola longe, quando o adversário pressiona mais alto", explicou.
Sublinhando que, apesar de "ser muito forte mentalmente", os elogios de Schmidt "dão estabilidade", Luís Castro pede consistência na utilização do internacional português sub-21. "O que precisa é o mesmo que todos os guarda-redes, como o Rui Patrício no Sporting e o Diogo Costa no FC Porto, ser aposta consistente".
Sobre a estreia, o treinador reconhece que a baliza não foi muito visada, mas destaca a qualidade mostrada. "Esteve muito calmo no jogo de pés. Até teve três/quatro lances muito interessantes em que permitiu que a equipa saísse para o ataque, quebrando a linha de pressão do adversário. Na baliza não teve muito trabalho, mas se tivesse acredito que iria corresponder", analisou o técnico vencedor da UEFA Youth League.