Gustavo Souza foi treinador do guardião verde-rubro no Pedras Salgadas e elogia-lhe a educação, o humanismo e a resiliência
Corpo do artigo
É uma espécie de segunda vida para Samu. O guarda-redes português tem sido a escolha de Fábio Pereira para jogar após a lesão de Amir. Mas o caminho foi sinuoso, já que Samu foi o escolhido para jogar depois de Salin ter voltado a França, perdeu o lugar, não jogou no campeonato durante quatro meses e agora, com a lesão de Amir, está melhor que nunca.
E tem dado pontos! Samu tem somado defesas inacreditáveis em vários jogos, fê-las na partida frente ao Länk Vilaverdense e esteve a um nível irrepreensível frente ao Penafiel, com um conjunto de defesas extraordinárias. O trabalho com o treinador de guarda-redes, Pedro Ferrer, está a trazer-lhe grandes benefícios.
Samu subiu a pulso. Há somente três épocas estava a jogar no Juventude de Pedras Salgadas, do Campeonato de Portugal, ainda que por empréstimo do Chaves. O seu treinador de então, Gustavo Souza, fala de uma afirmação inerente. “Vejo de uma forma natural o crescimento dele. Já acompanhava o Samu desde a formação do Mondinense. Com o acordo do Chaves com o Pedras Salgadas a ser equipa satélite, e como o Samu era a princípio o terceiro guarda-redes do Chaves, sempre que possível, jogava connosco, e pela forma de trabalhar e rendimento que dava, sabíamos que era questão de tempo a afirmação dele em patamares superiores”.
Para este sucesso e afirmação, Gustavo Souza aponta-lhe duas características. “Já mostrava muita qualidade e uma grande resiliência, e era uma questão de tempo e oportunidade para se afirmar”.
Técnico pediu equilíbrio emocional
Com Samu nas mãos com apenas 21 anos, Gustavo Souza, agora a treinar a equipa B do Chaves, diz que chegou a conversar com o guardião onde lhe deixou vários conselhos. “Era muito novo na altura, mas o único conselho que dei ao Samu foi para ser mais equilibrado emocionalmente, quando as coisas não corriam da forma que ele queria, cobrava-se muito, e acabava por perder o foco. Hoje em dia vê-se que esse aspeto está controlado, e o único conselho que deixo é que continue a ser igual a si mesmo”.
Se Samu está a provar todo o seu potencial e até demonstra potencial para patamares mais elevados, o seu anterior técnico destaca-lhe outras qualidades. “Além das capacidades físicas e técnicas de um guarda-redes de topo, tem na parte humana a sua maior qualidade. Amigo de todos, de uma educação incrível, humildade e lealdade, é uma pessoa de grande caráter”, para finalizar com uma garantia. “Não tenho dúvidas que será um guardião para grandes voos”.