Salvador recorda mensagem para Bruno e dá o FC Porto como exemplo... na hora das dificuldades
Presidente do Braga comentou a dívida do Sporting a propósito da transferência de Battaglia.
Corpo do artigo
António Salvador, presidente do Braga, comentou esta terça-feira a polémica em torno da transferência de Battaglia para o Sporting e a segunda tranche que se encontra em dívida. O líder do clube minhoto lamentou que a situação tenha ido parar à praça pública, recorda uma mensagem escrita mandada a Bruno de Carvalho e dá o exemplo do FC Porto.
"Não recebemos. Tenho a informação dos meus serviços, antes de entrar para esta conferência de imprensa, porque sabia que vocês jornalistas me iriam perguntar, de que não entrou, mas penso que também será uma questão de horas, fazendo fé na palavra de Bruno de Carvalho, que disse que logo que o Braga pagasse a parte da compensação [mecanismo de solidariedade por Rui Fonte e Pedro Santos], ia fazer o seu pagamento. Dentro de algumas horas chegará certamente a transferência", começou por dizer.
9215680
"Há uma questão que é preciso esclarecer. Todos os clubes têm dificuldades, o Braga também as tem, o Sporting pode ter as suas dificuldades pontuais. Tive a oportunidade de mandar uma mensagem no final de fevereiro ao presidente do Sporting, por escrito, à qual infelizmente não respondeu, a dizer que os dois clubes estavam disponíveis para encontrar um entendimento. Até hoje não tivemos resposta, ao contrário de outros cubes que têm tido dificuldades, mas que na hora de vencer as questões com o Braga houve diálogo, entendimento e hoje esse é um clube cumpridor para com o Braga. É a falar que nos entendemos. Lastimável o que se falou nos últimos dois dias. O Braga não quer entrar nisso", indicou.
Questionado por O JOGO, Salvador admitiu que o exemplo de que falava, pela positiva, é o FC Porto. "Fui esclarecedor, toda a gente percebeu que era o FC Porto. Tem compromissos com o Braga, havia uma situação em janeiro que venceu e sempre assumiu as dificuldades que tinha. Quando chegou a hora, os clubes entenderam-se, falaram, resolveram a situação e o FC Porto pôs as questões em dia. São formas de estar diferentes. O FC Porto teve grandeza", recordou, falando também em "verdade indesmentível".
"O Braga tem uma conta corrente de 2,5 milhões de euros a receber do Sporting e o Sporting tem uma conta corrente de 69 mil euros a receber do Braga. São os contratos que fizemos e não vale a pena enxovalharmo-nos na imprensa ou os diretores de comunicação escreverem publicações no Facebook. As pessoas que andam todos os dias atrás do Facebook é melhor inteirarem-se com as gentes do seu clube. E eu acredito que o Sporting tem gente competentíssima e que se fosse conferir toda a troca de correspondência seria escusado chegarmos a este estado", apontou.
António Salvador disse ainda que "o Sporting é um clube de bem" e "que vai saldar a dívida", garantindo ainda que o Braga não vai fazer nenhuma queixa à FIFA por causa desta situação. O dirigente frisou ainda que o é o terceiro clube português que mais contribuiu para a pontuação dos clubes portugueses no ranking da UEFA nos últimos quatro anos. "Exemplo disso é que há três clubes [portugueses] que têm votação nas deliberações da ECA [Associação Europeia de Clubes] que são FC Porto, Benfica e Sporting de Braga. Estamos de consciência tranquila pelo que temos ajudado Portugal a ter uma grande pontuação", disse.
O presidente falava à margem da apresentação de uma parceria entre o clube e a InvestBraga, com o lado mais visível a ser o patrocínio, gratuito, nas camisolas, já a partir do jogo de sábado, na receção ao Sporting, do futuro Fórum Braga, infraestrutura que vai nascer em maio da remodelação do antigo Parque de Exposições de Braga. "O valor que os pretendentes têm apresentado para esse patrocínio não é aquele que o Sporting de Braga merece, aceitá-lo seria lesar o clube e, por isso, enquanto não o tivermos, estamos abertos a promover a nossa cidade e as suas instituições", explicou Salvador.