Líderes das divisões de elite distritais preparam-se para ascender ao Campeonato de Portugal. AF Porto é caso particular.
Corpo do artigo
A Associação de Futebol do Porto é a única das 20 associações cuja Divisão de Elite tem duas séries.
Fonte do órgão portuense referiu que o assunto vai ser discutido na próxima reunião de Direção, agendada para esta semana, e que a mesma vai verificar se existem condições para a realização de alguns jogos, o que é pouco provável visto que as autoridades de saúde e o Governo consideraram não haver condições para a realização de desportos coletivos, abrindo uma exceção para a I Liga, ainda que sob reservas.
Como tal, a AF Porto escolherá o método que privilegia o mérito desportivo, fixado pela UEFA e adotado pela FPF, na questão das subidas à II Liga. Dito isto, o Salgueiros, que era a equipa com mais pontos nas duas séries (57 pontos), poderá ser convidado a subir aos nacionais.
Na quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou a criança de uma III Liga em 2021/22, razão pela qual, na próxima temporada, o Campeonato de Portugal será alargado a 96 equipas. 20 desses clube serão os líderes dos campeonatos distritais da presente época, à data da interrupção devido à pandemia.