Foram recebidos pelos interlocutores de sempre, desde a suspensão do campeonato, mas queriam a presença de Fernando Gomes. Consideram que a decisão vai contra a verdade desportiva
Corpo do artigo
Os seis clubes do Campeonato de Portugal mais descontentes com o cancelamento da prova, decidiram abandonar a reunião que solicitaram à Federação Portuguesa de Futebol (FPF), em protesto por Fernando Gomes, presidente do organismo, não estar presente, apesar de essa premissa nunca ter sido considerada anteriormente.
Conforme O JOGO apurou, cinco dos presidentes - Olhanense, Fafe, Lusitânia de Lourosa, Benfica e Castelo Branco e Real Massamá - deslocaram-se à Cidade do Futebol (o líder do Praiense entrou por videoconferência) e foram recebidos por José Couceiro, diretor técnico nacional, Carlos Lucas, diretor de competições, e Luís Sobral, diretor-geral adjunto, os mesmos com quem têm dialogado nos últimos meses sobre a reformulação da competição.
12168985
Mal lhes foi dada a palavra, no início do encontro, o presidente do Olhanense, Luís Torres, informou os presentes que, uma vez que Fernando Gomes não participaria no debate, se retirariam. Deixaram. No entanto, expressa a opinião de que a decisão federativa "vai contra a verdade desportiva".
No propósito do encontro está a decisão da FPF de ter indicado Vizela e Arouca, os dois clubes com mais pontos no Campeonato de Portugal, para a subida à II Liga, sem realização de play-off entre os primeiros e segundos classificados das quatro séries, devido à pandemia da covid-19
Por isso, os primeiros classificados das Séries C e D, Praiense e Olhanense, respetivamente, e os segundos classificados de todas a as quatro poules, casos de Fafe, Lusitânia de Lourosa, Benfica e Castelo Branco e Real Massamá, solicitaram este encontro com os responsáveis federativos
Após 25 jornadas realizada no CdP, o Vizela liderava a Série A, com 60 pontos, e o Arouca era o primeiro da B, com 58, enquanto o Olhanense comandava a D, com 57, e o Praiense liderava a C, com 53.
Fafe, Lusitânia de Lourosa, Benfica e Castelo Branco e Real Massamá seguiam nas posições imediatas, de acesso aos play-off de subida, com 52, 50, 42 e 57 pontos, respetivamente.