É uma autêntica "pedra no sapato" e segue destacada das demais
Corpo do artigo
A vitória do Braga na Luz, depois de um hiato de 55 épocas, desde 1954/55, pontua de vez a tendência do Braga para ser a pedra no sapato dos três crónicos candidatos ao título.
Os arsenalistas são, desde o início deste milénio, a equipa com mais pontos conquistados aos grandes: 98, valor muito superior ao segundo do ranking, o Marítimo, com 66. O último lugar do pódio é ocupado pelo Paços de Ferreira, com 61 pontos.
Regressando ao Braga, os minhotos detêm ainda o recorde de mais pontos conquistados numa só época: 13, em 2000/01. Aliás, esta é a época, neste milénio, em que os grandes mais pontos perderam para os adversários. Foram 79 e estes foram muito importantes para achar um campeão em que ninguém apostou: o Boavista!
Curiosidades e dados após 21 jornadas
129 pontos
Sandro Lima é o jogador mais bem colocado no ranking Pontos O JOGO (129) de uma equipa "não grande" (ranking em baixo). O gilista é o 3.º melhor marcador da Liga (nove) e alinhou nos 21 encontros.
32.ª substituição
A saída de campo de Marega (FC Porto) no Estádio D. Afonso Henriques foi a 32.ª do maliano em 138 jogos nas seis épocas de campeonato luso. Os motivos da saída não cabem, claro, na estatística.
169 autogolos
Os dois autogolos da jornada (Douglas, V. Guimarães, e Rúben Lima, Belenenses) elevaram para 169 os golos na própria baliza nas últimas dez épocas. O valor desta época representa 4,1% dos golos, o maior do período citado.
3.º golo mais rápido
O golo de Lucas Piazón frente ao Sporting foi o terceiro mais rápido da época na I Liga. O vila-condense marcou aos 1"05"", o que, ainda assim, representa mais 30"" do que o de Welinton Jr. (Aves) com o Belenenses, na 8.ª ronda.
2.º pior ciclo
O Paços de Ferreira tem o segundo pior ciclo de jogos sem ganhar da Liga. Os castores não vencem há seis jogos, desde a vitória (1-0) sobre o Moreirense, em 5 de janeiro. O Portimonense está pior: não vence há nove jogos.
11 Chicotadas
A estreia de Paulo Sérgio no banco do Portimonense (empate 1-1) marcou a 11.ª chicotada da época. É preciso recuar 15 épocas para encontrar tantas à 21.ª jornada. A de Rúben Amorim é a mais bem-sucedida, com 2,71 pontos por jogo.
11833069