Rui Costa: "O futebol português está doente. O Benfica vai pedir uma audiência clara"

Rui Costa
LUSA
Rui Costa atirou-se à arbitragem após o empate do Benfica, 2-2, na receção ao Casa Pia, na 11.ª jornada da I Liga, colocando em causa o penálti que deu o 2-1 aos visitantes, reabrindo o encontro.
Corpo do artigo
Leia também Renato Nhaga impôs empate tardio no Benfica-Casa Pia. Eis o golo
Futebol português está doente: "Esta equipa tem qualidade para muito mais, independentemente dos cansaços. Mas aquilo que se passou este fim de semana é mais um prova de como o futebol português está doente. É inadmissível o que se passou mais uma vez aqui. Não fugindo às responsabilidades do Benfica, um penálti destes é não conhecer a regra do jogo. Mais do que o árbitro marcar o penálti, é muito questionável como é que o VAR não reverte uma situação destas. É muito questionável. A lei é muito clara. Já chega disto."
Sem esquecer o canto que deu a vitória ao Sporting nos Açores: "Este fim de semana representa o que está a ser o futebol português. Ontem um canto fantasma. Um pontapé de baliza que devia ter sido dado transforma-se num canto fantasma que dá dois pontos a uma equipa. Hoje um penálti contra a lei do jogo dá a abertura do jogo para o Casa Pia, que não tem culpa nenhuma nesta situação, com certeza absoluta, mas reabre o jogo que estava 2-0. Volto a dizer, para que fique bem claro. Não fugimos às nossas responsabilidades e jamais permito que a nossa equipa fuja à responsabilidade dela. Tem de querer mais, muito mais. Mas é inadmissível que seja dado uma penálti desta maneira, é contra a lei do jogo, a lei é muito clara. O árbitro até pode analisar mal, mas o VAR não pode"
Benfica vai pedir audiência: "Já são muitos casos destes contra o Benfica. O Benfica vai pedir uma audiência clara a quem dirige o futebol português, ao Conselho de Arbitragem, porque o que se está a passar é grave demais. O que se viu nestes dois dias é demasiado grave. São dois pontos para uma equipa e tirados dois pontos a outra. Assim se ganham campeonatos, o Benfica não vai ficar calado numa situação destas. Sabem que não é a minha forma de estar no futebol, mas já chega."
Equipa com responsabilidades e pedido de desculpas aos benfiquistas: "O que estou a dizer é muito claro. O que se passou neste fim de semana e o que se tem passado ao longo do tempo, é muito grave. Não são situações de discussão, de é ou não é. A lei é muito clara e faz-me muita confusão que os árbitros tenham todos os cursos que têm de ter, que tenham todas as instruções que têm de ter de quem os dirige, e depois não cumpram a lei de jogo numa situação que é claríssima. Repito, para ficar mesmo esclarecido: à equipa peço a responsabilidade também, uma exigência diferente. Não fizemos o jogo que queríamos fazer. Era um dia muito importante na história do Benfica, os benfiquistas mereciam sair daqui com outra alegria. As minhas desculpas por isso também, mas já chega disto. Venho aqui discutir a lei mais uma vez, assim como ontem. São dois casos muito flagrantes."
