Rui Costa fala de Kokçu, Di María e alerta: "Não façamos desta a pior época de sempre"
Rui Costa, presidente do Benfica, fez o balanço da temporada 2023/24 das águias, abordando diversos temas. O dirigente esteve à conversa com vários diretores de órgãos de comunicação social
Corpo do artigo
Subaproveitamento de Kokçu? "Gosto mais ainda dele hoje do que há um ano quando o vi. Tem características fantásticas, uma qualidade fantástica, não se conseguiu expressar. Todos consideram que é de um nível elevadíssimo. Dinamismo da equipa não beneficiou as suas principais características, mas faz parte. Também houve o aparecimento de um miúdo que se afirmou de forma clara, o João Neves, que numa circunstância de construção de equipa não conseguimos meter 14 em campo. Estamos perante um jogador de enormes qualidades, futuro brilhante, tem carácter, qualidade, é um ativo do Benfica no qual tenho orgulho."
Polémica com Kokçu: "De Kokçu, quando se fala que é 10, tanto joga a 8 como 10. Naquele momento, independentemente da entrevista, não era ali que estavam as lacunas, tivemos variadíssimas opções boas e válidas. No meio-campo a determinada altura Roger Sschmidt encaixa Florentino e João Neves e funcionou, Rafa funcionava, jogava quem estava melhor e isso cabe ao treinador."
Di María contestou substituição: "Di María ter saído... tudo o que é Benfica é mais empolado. Não será o primeiro nem último que numa substituição sai ofendido, eu próprio tive situações dessas quando jogava. Isso não implica que tenha consequências futuras, nenhum treinador fica limitado. Não é bonito de se ver, mas não traz nem trouxe consequências futuras. Nem foi tema. Em relação à comunicação social, faço um parênteses. Não digo que esteja errado, mas de qualquer forma, se olharmos para a comunicação social, posso dar um caso flagrante: quantos treinadores estrangeiros passaram por Portugal e não falavam português e foram condenados por isso? Houve boicote até da Imprensa a Roger Schmidt, não é bonito também que por ser do Benfica exijam, tem de ser ao extremo. Até por isso passou. Não concordo minimamente. Se adeptos gostariam de treinador a falar português, é natural. Nunca houve em Portugal guerra tão tremenda porque o treinador não falava português."
Episódios fragilizam? "Tem a plena consciência, são conversas internas e já conhece o clube, em que qualquer época que não é campeão, não é boa época. O que quis dizer ao expressar-se é o que digo é que não é boa época ganhar Supertaça, mas não façamos desta a pior época de sempre, é o que está no ar e não é a realidade. Época não foi positiva, de todo. Não se transforme a época na maior catástrofe porque não é a realidade. Vindo de fora, na opinião dele, não está feliz, mas não se pode transformar na maior catástrofe."