O futuro do treinador dos encarnados na Luz irá depender de forma decisiva do que suceder frente ao FC Porto.
Corpo do artigo
Passado o Natal, o futebol do Benfica vira-se agora, a partir de hoje em específico, para a preparação do segundo round da época frente ao FC Porto, desta vez a contar para o campeonato e com o espectro da saída de Jorge Jesus a marcar o dia a dia.
O futuro do treinador no clube da Luz permanece rodeado de incerteza mesmo numa altura em que o nome de Paulo Sousa parece estar a perfilar-se como a escolha final do Flamengo para comandar a sua equipa.
O jogo de quinta-feira no Estádio do Dragão assume-se cada vez mais como a prova de fogo à continuidade de Jorge Jesus no Benfica, sendo que novo resultado negativo poderá criar, de vez, o cenário de uma inevitável saída do técnico amadorense.
O facto de Marcos Braz e Bruno Spindel, respetivamente vice-presidente e diretor executivo do Flamengo, estarem a tentar fechar com Paulo Sousa é uma notícia que coloca ainda mais pressão em Jorge Jesus nesta fase delicada dado que, confirmando-se a referida situação, o ainda técnico das águias vê fechar-se, no imediato, uma porta para continuar a trabalhar se sair da Luz. Se o afastamento dos encarnados da Taça de Portugal ante os dragões (3-0) já deixou uma ferida profunda na solidez da posição de Jesus, um eventual segundo desaire, para a Liga, que deixaria as águias a sete pontos do FC Porto (e a igual distância do Sporting, caso os leões também ganhem em Alvalade ao Portimonense na quarta-feira), deixa o técnico... sem rede e sujeito à avaliação que o presidente Rui Costa e restante estrutura diretiva farão ao seu (e da equipa) desempenho neste jogo.
Como O JOGO já apresentou, tanto o resultado do último clássico como exibições várias da equipa entendidas como não tendo a qualidade desejada são fatores que, dentro da SAD encarnada, têm causado algum desagrado. Também por isso o próximo jogo das águias pode decidir de vez a continuidade ou não de Jesus.
"Arquiteto" Pirlo associado ao "maestro" Rui Costa
A situação de instabilidade técnica no Benfica já percorreu as notícias em vários países do mundo. Ontem, em Itália, apareceu o primeiro nome apontado como potencial sucessor de Jesus. Andrea Pirlo, 42 anos e colega de Rui Costa no Milão de 2001 a 2006, é dado pelo portal "Calciomercato" como tendo já sido abordado pelo "maestro". Pirlo, conhecido também por o "arquiteto", está livre após ter treinado a Juventus em 2020/21 e, antes da contratação de Xavi Hernández, ter sido associado ao Barcelona. No emblema de Turim somou 34 vitórias, dez empates e oito derrotas.