Declarações do treinador do Sporting antes do jogo de sábado frente ao Famalicão, em Alvalade
Corpo do artigo
O Famalicão é das equipas que mais costuma criar dificuldades às equipas grandes. O Sporting tem três vitórias consecutivas, é importante vencer para fechar o ciclo até à pausa para as seleções? “É ingrato falar de ciclo. É importante ir para a pausa com mais uma vitória. Temos que ter qualidade e é importante dar seguimento e a equipa se manter focada. Ganhámos três jogos e amanhã vai ser difícil. Nos últimos anos, o Famalicão tem-nos habituado a bons jogadores a nível coletivo e individual e esta época não foge a isso. Tem uma derrota nos últimos sete jogos e isso dita bem a qualidade que vamos encontrar amanhã. É uma equipa que está coesa, comprometida a criar o máximo de dificuldades no adversário, tem bons jogadores no meio-campo, linha defensiva, tem muito valor e está em crescimento. Temos que estar pré-avisados nesse sentido. Queremos acabar esta fase com mais uma vitória. A equipa que quer ser campeã não pode estar feliz por ganhar três jogos seguidos. Temos que acabar o ciclo com quatro vitórias.”
O Quenda vai sair? “O Quenda tem um crescimento rápido e é natural que falem dele para grandes clubes. É um miúdo que vai ter que saber conviver com isso. Não posso confirmar nada até ao clube dar essa garantia porque também não sei de nada.”
Já falou com ele sobre a saída? “Não falei especificamente disso. É algo que ele tem que saber conviver com, tem 17 anos e um crescimento rápido e é natural pelo que tem sido capaz de fazer no Sporting que o liguem a muitos cubes. Por mais que queiramos ajudar nesse crescimento mental, mexe com uma pessoa de 20 e poucos e 30 anos. Como é que não vai mexer com alguém de 17 anos? Fico mais feliz por ter sido chamado para a seleção. É um miúdo que, de repente, vai jogar cm os ídolos. Vai com ambição de jogar, mas com felicidade de estar incorporado na seleção. Só la estar para ele é uma felicidade enorme. Se jogar 5 minutos é feliz, se jogar 90 também. E se nã jogar rem que estar muito feliz por estar num grande grupo que é a seleção.”
Disse que as saídas mexem com alguém com 30 anos ou menos. Algum jogador com esse problema? Está em marcha um desmantelamento de saída do plantel no verão? “Falei de forma geral. Não sei de nada especificamente. Desmantelamento não será, até porque a notícia dizia que eu fico mais magro. Estou focado no agora e depois, a seu tempo, decidirmos e veremos o que acontece na próxima época. Acredito que a maior parte do plantel ficará. Mas estou mais focado no que eles podem fazer para estes dois meses e meio até ao final da época.”