Rui Borges procura o sprint perfeito: é especialista em retas finais vitoriosas
Na liderança, o técnico espera superar registo de quatro vitórias nas últimas cinco jornadas para ser campeão. O treinador dos leões reencontra o Moreirense, ex-equipa a quem já venceu esta época ao serviço do Vitória de Guimarães e pela qual há um ano conseguiu fechar o campeonato em grande.
Corpo do artigo
O Sporting recuperou a liderança do campeonato na última jornada, beneficiando do empate do Benfica com o Arouca, e parte para as derradeiras cinco jornadas a depender apenas de si para chegar ao bicampeonato, deixando até de ter a obrigação de vencer na Luz – o empate basta-lhe se ganhar os outros jogos.
Seja como for, Rui Borges, treinador dos leões, está apostado em fazer um sprint perfeito na corrida pelo título, ou seja, terminar a época com mais cinco triunfos, mais um do que aqueles que conseguiu na última temporada. Em 2023/24, recorde-se, o técnico de Mirandela encontrava-se ao comando do Moreirense, rival dos leões amanhã, e após ter perdido na jornada 30, com o Gil Vicente, fechou a temporada com quatro triunfos seguidos. Refira-se que também em 2022/23, ao serviço do Mafra na II Liga, Borges também tivera uma boa ponta final, com três triunfos, um empate e uma derrota apenas.
Ainda invicto nas competições nacionais desde que assumiu o comando técnico do Sporting, o atual treinador dos verdes e brancos é o terceiro a ocupar o cargo esta época, tendo sucedido a João Pereira, que por sua vez substituíra Rúben Amorim. Ora, o último desaire do Sporting para o campeonato aconteceu precisamente diante do Moreirense, na jornada 13, por 2-1 em Moreira de Cónegos. Ou seja, a equipa de Alvalade pode amanhã completar uma volta inteira sem perder, desde que ganhe ou empate.
Com Rui Borges ao comando, o registo dos leões em casa para o campeonato iniciou-se com um triunfo no dérbi, a valer regresso ao topo da classificação, e desde então a equipa somou mais quatro vitórias e dois empates, estes últimos nas receções ao Arouca (2-2) e Braga (1-1).
Na última jornada, o Sporting ultrapassou a difícil deslocação aos Açores, vencendo o Santa Clara por 1-0, redimindo-se assim do empate anterior com os bracarenses. Para o encontro de amanhã é esperada nova enchente em Alvalade para apoiar a equipa numa caminhada que pode terminar com um bicampeonato desejado há mais de 70 anos.