Declarações de Rui Borges, treinador do Vitória de Guimarães, depois da derrota (1-0) sofrida diante do Aves SAD.
Corpo do artigo
Se pagaram a fatura por não terem marcado nos primeiros minutos: "Sim, foi um bocadinho isso. Podíamos ter praticamente resolvido o jogo nos primeiros 30 minutos. Umas vezes por mérito do guarda-redes adversário, outras por demérito nosso na tomada de decisão perto da baliza. Por isso só nos podemos queixar de nós nesse sentido. A equipa tentou, foi pressionante, tentou demonstrar desde o primeiro minuto que estava aqui para ganhar. Fomos equilibrados, não deixámos criar qualquer lance de perigo ao Aves SAD. Controlámos o jogo, penso que foram 90 minutos controlados da nossa parte. O Aves SAD acabou por ser feliz, o jogo estava para isso, não conseguirmos finalizar. Mérito deles, que aproveitaram o lance que tiveram para marcar".
Se pediu alguma coisa ao intervalo: "O Aves SAD apresentou um bloco médio/baixo, a tentar por vezes pressionar. Ao intervalo modificámos um ou outro comportamento para ter mais clareza e espaço para conseguir tomar mais decisões na primeira etapa de construção. Conseguimos, acho que conseguimos facilmente sair da primeira pressão do Aves SAD. Chegámos a zonas de finalização na mesma, embora menos do que nos primeiros 30 minutos. Mas controlámos o jogo, só nós é que quisemos jogar, só nós é que demonstrámos o querer ganhar. O Aves SAD fez o papel dele. Bem organizado e defensivamente competitivo".
Se a equipa sentiu a falta de Tiago Silva: "Não se trata de sentir. Se olhasse para a equipa e ela não tivesse reagido de uma forma muito positiva, que foi o que aconteceu. Deu uma demonstração clara do que é o grupo, por mais que não tivesse ganho. Fomos agressivos, pressionantes, criámos situações de finalização e golos claras. Não está em causa o Tiago. Ele sentiu um pequeno desconforto ontem, penso que não é nada de grave mas não quisemos correr o risco. O Kaio sentiu o jogo para a Liga Conferência. Não puderam dar o contributo hoje, mas o grupo deu uma boa resposta, fez o que lhe foi pedido. Pecou na finalização".