O Benfica foi a Alvalade bater o Sporting por 4-2, com golos de Seferovic, João Félix, Rúben Dias e Pizzi, para os encarnados, e Bruno Fernandes e Bas Dost para os leões
Corpo do artigo
https://ojogo.vsports.pt/embd/49623/m/449725/ojogo/de30de684d3badbc61a00c1f74e8a3e2?autostart=false
Vlachodimos 4
Dificilmente poderia pedir uma primeira parte tão sossegada perante a total "simpatia" dos atacantes do Sporting. Deu-se pela presença do guarda-redes apenas aos 41", quando agarrou um remate de Raphinha. Acabou expulso por cometer uma grande penalidade.
André Almeida 6
Jogou mais retraído do que lhe tem sido habitual, justificando as cautelas com as presenças de Nani e das eventuais subidas de Jefferson em terrenos mais adiantados. Cumpriu a sua missão com uma elevada percentagem de sucesso.
Rúben Dias 8
Com alguma dureza e procurando não complicar, foi um pilar na retaguarda da equipa do Benfica. Adocicou ainda mais a sua exibição com o golo logo a abrir a segunda parte: a impulsão do internacional português foi imparável. Salvou ainda um golo sobre a linha, aos 82".
Jardel 7
Imponente nas disputas de bola, ajudou e muito à confiança que toda a linha defensiva dos encarnados apresentou em Alvalade. Entre si e Rúben Dias, Bas Dost viveu uma noite complicada. Aos 54" ainda tentou imitar o colega de posição, mas o seu cabeceamento saiu perto do poste.
Grimaldo 8
Em altíssima rotação, foi vulgarizando Bruno Gaspar que, sem argumentos para travar o espanhol, abriu-lhe uma via rápida sem portagens. No 0-1, foi de mota até à linha cruzar, na perfeição, para a cabeça de Seferovic.
Samaris 6
Teve uma suada batalha no meio-campo, onde se destacou pelas várias bolas ganhas e por alguns passes que não encontraram recetor. Um erro seu abriria caminho ao primeiro golo leonino.
Gabriel 6
Teve um bom início de jogo, assumindo-se como uma das peças mais empenhadas em pressionar alto e roubar bolas ao Sporting na sua intermediária. Passou por alguns momentos mais apagados, em particular na segunda parte, mas, mesmo assim, manteve-se útil. É sua a abertura para Grimaldo cruzar para o primeiro das águias.
Pizzi 7
Protagonizou o lance que praticamente tirou os leões da partida, no 1-3, num livre letal para Rúben Dias marcar, de cabeça. Ainda converteu com frieza a grande penalidade do quarto golo.
Rafa 6
Foi o elemento mais discreto do ataque encarnado, pelo menos olhando para os que participaram na construção dos golos. Mesmo assim, incomodou aqui e acolá a defesa contrária. Com a saída de João Félix, passou do corredor esquerdo para o central, no apoio a Seferovic.
Seferovic 8
Nesta nova vida, o suíço voltou a faturar, de cabeça, abrindo o caminho para o triunfo e ainda ajudou no 0-2. O avançado teve o bis na mão mas viu um golo anulado aos 56" por fora de jogo. Realce para os apoios defensivos, tendo tirado um golo a Bruno Fernandes (15").
Cervi 5
Encostou na ala esquerda mais para ajudar Grimaldo a defender do que para arrancar em ataque. Cumpriu o que lhe era pedido.
Svilar 5
Coube-lhe a missão de tentar impedir que a grande penalidade cometida por Vlachodimos desse em golo, mas não foi bem-sucedido.
Salvio -
Poucos minutos em campo.
FIGURA DO JOGO
João Félix: 8
Bater à porta para ser o novo "menino de ouro"
O miúdo dos 120 milhões de euros, valor da cláusula com que o Benfica blindou o camisola 79, voltou a fazer estragos ao Sporting e, desta vez, causando uma verdadeira demolição na jaula do leão. O primeiro aviso surgiu aos 22", num grande golo de pé esquerdo de fora da área mas anulado pelo VAR. Félix não gostou e acabaria por se "vingar" no 0-2, com uma excelente desmarcação seguida de finalização à ponta de lança. Instantes antes, num remate de trivela, já aquecera as mãos de Renan. Sempre a crescer, mesmo perante sucessivas faltas dos adversários, viria ainda a conquistar uma grande penalidade da qual nasceria o quarto golo das águias. Minutos depois, novo momento de genialidade, ao iniciar e finalizar uma jogada (72") onde apenas falhou no remate, que saiu ligeiramente por cima. Os adeptos estão conquistados e parece estar a nascer um novo menino de ouro na Luz, à imagem de... João Vieira Pinto.