Técnico entende que os jogadores apresentam melhor rendimento depois das 20h00 e disse-o à estrutura.
Corpo do artigo
Quando Rúben Amorim sentou-se à mesa com os elementos da estrutura do futebol profissional dos leões no início da temporada, entre os vários temas logísticos e não só colocados em discussão, o técnico leonino deu conta da sua exigência, dentro das possibilidades, de jogar preferencialmente, no mínimo, a partir das 20h00.
13603585
Segundo O JOGO apurou, este pedido para que os responsáveis do emblema de Alvalade tentassem agendar os compromissos oficiais para o momento do dia que o treinador entende como o mais adequado para a sua equipa, causou alguma surpresa numa fase inicial, mas a explicação que damos conta foi rapidamente entendida e daí em diante, mesmo com as condicionantes de agendamento dos jogos com os adversários e, sobretudo, com os interesses das operadoras televisivas - além dos responsáveis pela organização dos encontros, seja Liga, Federação Portuguesa de Futebol ou UEFA, que neste caso não flexibiliza horários, mantendo-os num espaço temporal rigoroso e uniforme à prova em causa -, o esforço efetuado foi sempre de encontro ao desejado por Rúben Amorim.
Dirigentes leoninos têm procurado, junto com as entidades organizadoras dos jogos e as operadoras televisivas, ir de encontro às pretensões do técnico. O Sporting, em 2020/21, nunca jogou antes das 18h
A ideia e convicção do técnico é simples e assenta naquele que é o seu entendimento. Para Amorim, os atletas a partir das 20h00 apresentam maior disponibilidade física e capacidade para poder atingir patamares competitivos de excelência. A rotina seguida nesses dias é simples. Em estágio, depois do pequeno almoço, segue-se um treino ligeiro e posteriormente um almoço. Os jogadores, ao início da tarde, recolhem de imediato aos seus aposentos, descansam e por volta das 17h00 efetuam um reforço alimentar, permitindo a digestão até à hora do encontro. Rúben Amorim chegou mesmo a abordar superficialmente a questão, sem aprofundar, antes do último encontro com o Famalicão, quando questionado sobre as vantagens de jogar antes ou depois dos adversários diretos.
"Quando fizemos o planeamento [no início da época] disse que o principal era jogar a certa hora, isso é que era importante. É indiferente se jogamos antes ou depois [dos rivais]", afirmou então. Diga-se que nos 36 desafios efetuados até ao momento, 27 foram realizados a partir das 20h00 e quatro dos próximos seis vão ter início depois dessa hora - Braga (20h00), Nacional (20h30), Rio Ave (21h15) e Boavista (20h30). As últimas duas jornadas da Liga ainda não estão marcadas, isto em função da classificação da Liga NOS nessa fase da prova. O Sporting em 2020/21 nunca jogou antes das 18h00.