O Sporting de 2021 chega ao fim das partidas sem a tranquilidade de uma vantagem confortável e contra o Moreirense isso foi fatal, resultando na perda de dois pontos.
Corpo do artigo
O Sporting tem sentido mais dificuldades para "matar" os jogos em 2021 na Liga NOS e na última ronda isso custou dois pontos (1-1 contra o Moreirense).
Vendo essa tendência e o resultado penalizador da última jornada, o técnico Rúben Amorim tem insistido no balneário para a equipa dobrar esforços em campo até conseguir alcançar a tranquilidade, um resultado confortável para a eventualidade de sofrer algum golo tardio que não dê grandes possibilidades de recuperação, como o do Moreirense.
Nas cinco últimas jornadas, o Sporting apenas uma vez marcou mais de um golo (no 2-1 ao Santa Clara) e empatou duas vezes, perdendo assim quatro pontos. Números que contrastam com os das seis jornadas anteriores, nas quais apenas uma vez marcou menos de dois golos (no 1-0 ao Benfica), tendo vencido todos os jogos desse ciclo.
Em toda a Liga NOS, o Sporting só em seis ocasiões marcou um golo (cinco vezes) ou menos (uma vez), e dessas seis... quatro foram nos citados cinco últimos jogos. Dos outros dois, um foi também em 2021 (1-1 com o Rio Ave) e o outro em 2020 (1-0 ao Farense).
Amorim tem passado internamente a mensagem da necessidade de a equipa fazer um esforço extra, automotivar-se e superar-se até alcançar dois golos de vantagem, para ganhar maior tranquilidade e segurança nos resultados, e no fim da partida com o Moreirense deixou umas luzes sobre o assunto: "Podíamos e devíamos ter feito o segundo. Parece-me bem, até para se deixar de falar na estrelinha. Tentámos abrir o Moreirense, não conseguimos marcar e, como sempre dissemos, até ao fim há jogo. Quisemos reagir, mas não tivemos tempo."
Pote meio cheio explica quebra
Em 11 jornadas da Liga NOS em 2020, o Sporting marcou mais golos do que nas 14 já em 2021, números que se relacionam com a quebra na eficácia de... Pedro Gonçalves. Assim, nos tais jogos em 2020, o Sporting marcou 26 golos (sofreu oito), desperdiçando apenas quatro pontos, e neste período Pote marcou dez golos. Nos 14 de 2021, o Sporting desceu para 21 marcados (quatro sofridos), com apenas cinco de Pote, e perdeu seis pontos.