Thomas Strunz, campeão europeu pela Alemanha em 1996, está convencido que o treinador do Benfica é a melhor solução para assumir as rédeas do gigante de Munique no próximo verão
Corpo do artigo
Thomas Strunz, campeão europeu pela Alemanha em 1996 e antigo jogador do Bayern, apontou esta segunda-feira Roger Schmidt, treinador do Benfica, como a solução ideal a longo prazo para a sucessão de Thomas Tuchel no comando do gigante de Munique a partir do próximo verão.
“Precisamos de um treinador experiente que tenha trabalhado com grandes jogadores, que conheça a Liga dos Campeões e fale a nossa língua. Eu acredito que a língua é um aspeto imporrtante neste período de mudança e quando junto tudo isto, fico com Roger Schmidt. Ele trabalhou de forma bem-sucedida em vários países e quebrou o domínio do FC Porto em Portugal. Roger é muito experiente e conseguiria fazer este trabalho com um certo nível de compostura”, elogiou, em declarações ao jornal Bild.
O antigo médio, que representou os bávaros em duas passagens distintas, entre 1989 e 1992 e de 1995 a 2001, deixou ainda grandes críticas para o momento atual da equipa, defendendo que a saída anunciada de Tuchel não deveria acontecer no final da época, mas imediatamente.
“Parece que já não existe uma hierarquia. Alguns jogadores foram empurrados por Tuchel no passado. Olhemos para Kimmich, que disse no início da época que não era um verdadeiro 6 [número normalmente atribuído a médios defensivos]. Desta forma, não se constroem hierarquias, Tuchel destruiu isso. Não houve desenvolvimento nas últimas duas ou três semanas, mas isto começou com a decisão de demitir Julian Nagelsmann [em março de 2023] e agora nasceu do nada. O Bayern está mais instável nalgumas áreas como já não víamos há muito tempo”, apontou.
Nesse sentido, Strunz enumerou três nomes que, no seu entender, seriam boas escolhas para trazer estabilidade ao Bayern até ao final da época, antes de chegar um treinador mais “definitivo”: “Hansi Flick está livre e Niko Kovac ganhou o campeonato duas vezes. E que tal Lothar Matthaus?”.