Roger Schmidt, treinador do Benfica, fez a antevisão ao encontro da primeira jornada da I Liga no reduto do Famalicão, agendado para as 18h00 de domingo
Corpo do artigo
Di María fica mais uma temporada: "Acrescenta muita qualidade, mentalidade vencedora... Foi o último jogador a regressar dos jogos internacionais, o que significa que venceu a final da Copa América. Esteve sempre em campo e demonstrou a qualidade que tem. No final da época passada, disse que o meu desejo era que continuasse por mais um ano. Aconteceu, e estou muito satisfeito. É um jogador muito importante. Voltou de três semanas de férias, fez muito trabalho individual, mas não pode estar na melhor forma, tal como outros que regressaram mais tarde. Nas próximas semanas, a tarefa é tornar estes jogadores aptos, mas também vencer os nossos jogos. Temos de começar a fazê-lo já no domingo."
Benfica superior à última época? "Veremos... Temos de demonstrar aquilo que somos em campo, mas claro que não é fácil antecipar um vencedor. Estamos preparados para uma época difícil. Temos concorrentes que querem conquistar o título, mas de forma geral vejo um equilíbrio no plantel. Na época passada tivemos alguns problemas com essa falta de equilíbrio. Houve dificuldades com os laterais, mas agora temos Bah e Beste, e isso vai dar-nos uma maior solidez em campo. Os nossos objetivos estão mais nítidos agora. Sabemos que ambos têm grande qualidade. No meio-campo temos o [Leandro] Barreiro, outros jovens que se juntaram ao plantel... Vejo uma energia positiva, qualidade nos treinos, um compromisso forte por parte dos jogadores. O que queremos fazer é jogar futebol ofensivo com intensidade elevada. Sei que no domingo vou observar muita qualidade. Temos de trazer tudo o que desenvolvemos na pré-época para o campo".
Favorito a conquistar o campeonato? "É da responsabilidade dos jornalistas escolherem o favorito... Isso não nos interessa."
Pressão que sente o treinador do Benfica: "Cada temporada é aquela com mais pressão. No próximo ano, provavelmente, vão fazer-me a mesma pergunta. No Benfica, é assim. Não é um clube fácil, é um clube exigente, porque o objetivo é sempre conquistar títulos e muitos jogos. Há pressão em cada jogo, mas estamos preparados. Conseguimos suportar a pressão e focar-nos em jogar futebol. A melhor maneira de lidar com esta questão é aproveitar os 90 minutos para demonstrar que és melhor do que o adversário, praticar um bom futebol e ter uma ideia clara de como queres jogar. É o nosso foco e a vantagem de jogar proativamente, porque não pensas tanto na pressão, pensas no que tens de fazer. É a melhor maneira de lidar com isso. Estamos ansiosos. Sabemos a qualidade que temos, temos muita confiança, muito respeito por todos os adversários, mas também por cada jogo. Contra o Famalicão, não é fácil jogar. Isto dá-nos muita calma para lidar com a pressão."