Rio Ave e os insultos racistas a Sandro Cruz: "Não deve ser atribuído à instituição"
Clube vila-condense condenou o sucedido, mas referiu que durante o jogo não se "apercebeu" de qualquer episódio discriminatório.
Corpo do artigo
O Rio Ave reagiu, em comunicado, à denúncia de insultos racistas por parte de Sandro Cruz, jogador do Benfica B, que ouviu "anda lá, ó preto, vai-te embora, c...", quando foi substituído, aos 60', do jogo em Vila do Conde.
O clube condenou o sucedido, mas referiu não se ter apercebido de qualquer episódio discriminatório. "O Rio Ave FC não se revê em qualquer atitude de teor racista ou desrespeitosa para com qualquer pessoa. Os nossos valores e alicerces assentam no respeito profundo, na integração, na aceitação e na perfeita convivência de todos. Sempre o foi e sempre o será. É uma pedra basilar da nossa filosofia de vida. Repudiamos qualquer ato de racismo, xenofobia ou outro que vise ofender ou ostracizar alguém. Os temas raça, religião, opção ideológica, política ou orientação não são sequer assunto. Sempre tivemos e temos atletas de várias nações, crenças e etnias que foram e são ídolos dos nossos adeptos e acarinhados por todos", começa por ler-se.
"No seguimento das notícias vindas a público, após o encontro da 30ª jornada da Liga Portugal SABSEG, diante do SL Benfica B, o Rio Ave FC sublinha que não se apercebeu, no decorrer do encontro, de qualquer ato de racismo para com o atleta Sandro Cruz. Demonstramos toda a nossa solidariedade para com o atleta do SL Benfica, prontificando-nos a colaborar com as autoridades na identificação dos presumíveis perpetradores de atos indignos, de forma a serem culpabilizados por tal. Contudo, alertamos também que não se pode confundir a árvore com a floresta, pelo que um ato isolado não deve ser atribuído à instituição Rio Ave FC nem à generalidade dos seus adeptos, que connosco partilham dos mesmos princípios e valores", completa a nota.
1515721249447718916
14777716