Equipa de Vila do Conde exerceu um domínio incontestado na deslocação à Serra da Estrela.
Corpo do artigo
O Rio Ave qualificou-se este domingo para as meias-finais da Taça da Liga em futebol, ao ganhar por 3-1 na casa do Sporting da Covilhã e conquistar o Grupo A, beneficiando também do desaire do Vitória de Setúbal.
Os vilacondenses, que partiram com um golo de avanço sobre os sadinos, que perderam em Paços de Ferreira, chegaram ao intervalo a vencer por dois golos, marcados por Braga e Ukra. Na segunda parte, Forbes reduziu, mas Pedro Santos fixou o resultado final.
O Sporting da Covilhã, já sem aspirações às meias-finais da Taça da Liga e a alinhar com vários jogadores menos utilizados, foi a primeira equipa a criar perigo, por Samuel, mas Kritciuk resolveu e o Rio Ave passou a tomar conta da partida.
Na resposta, Diego e Ukra atiraram a rasar o poste e, depois, foi Pedro Santos que serviu Sandro Lima no coração da área, mas o brasileiro falhou o remate.
Com maior ritmo, mais autoritária e com maior facilidade em chegar à área adversária, face a um Covilhã com dificuldade em conter as investidas pelos corredores, a equipa de Vila do Conde chegou naturalmente à vantagem.
Braga, assistido por Diego, inaugurou o marcador, aos 23 minutos.
O Covilhã ainda procurou reagir, por Samuel e Gilberto, mas os vila-condenses aproveitaram nova distração defensiva para aumentar a contagem, aos 42 minutos. Ukra recebeu a bola de Diego, no segundo poste, e bateu o desamparado Igor.
Ao intervalo, ambos os treinadores fizeram alterações e o Sporting da Covilhã surgiu no reatamento com uma maior dinâmica, a jogar com maior intensidade, mais pressionante e, ao minuto 48, Gui podia ter reduzido.
O marfinense recebeu a bola à entrada da área, rodopiou e de primeira rematou em direção ao poste. Quando se preparava para a recarga, Forbes sofreu falta. Na conversão da grande penalidade, o guineense marcou o único golo serrano.
Numa altura em que os "leões da serra" estavam melhor na partida, o Rio Ave dilatou a vantagem, num remate cruzado, com força, de Pedro Santos, que surpreendeu Igor Araújo e deu tranquilidade ao conjunto da I Liga.
Jogo no Complexo Desportivo da Covilhã.
Ao intervalo: 0-2.
Marcadores: 0-1, Braga, 23 m; 0-2, Ukra, 42m; 1-2, Forbes, 49m; 1-3, Pedro Santos, 62m.
Equipas:
COVILHÃ: Igor, Gilberto (Carlos Manuel, 46), Rocha, Edgar, Joel (Gui, 46), Massaia, Tiago Martins, Kakuba, Samuel (Kizito, 65), Amian e Forbes.
(Suplentes: Carlos Manuel, Cheng, Tienzi, Soares, Kizito e Gui).
Treinador: Francisco Chaló.
RIO AVE: Kritciuk (Ederson, 67), Lionn, Marcelo, André Vilas Boas, Edimar, Tarantini, Ukra, Diego (Ruben Ribeiro, 64), Sandro Lima, Pedro Santos e Braga (Luís Gustavo, 46).
(Suplentes: Ederson, Luís Gustavo, Hassan, Nuno Lopes, Roderick, Ruben Ribeiro e Renato Santos).
Treinador: Nuno Espírito Santo.
Árbitro: Cosme Machado (Braga).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Gilberto (15), André Vilas Boas (34), Edimar (55), Kakuba (63), Edgar (78) e Lionn (83).
Assistência: Cerca de 800 espetadores.