Ricardo Soares não está surpreendido com a temporada de João Marques, que já marcou seis golos. O agora treinador do Beijing Gouan foi quem fixou o médio-ofensivo de 21 anos no principal plantel dos canarinhos. “Quer jogue por dentro ou por fora, é um jogador que tem golo”, explica a O JOGO.
Corpo do artigo
João Marques está a ser uma das figuras do Estoril. O médio-ofensivo de 21 anos já apontou seis golos, dois deles na recente goleada caseira frente ao Farense (4-0). Para Ricardo Soares, treinador que o fixou na equipa principal dos canarinhos na época transata, estes números não são surpresa. “É um jogador muito forte fisicamente, taticamente muito evoluído e com características próprias. Consegue jogar por dentro e por fora e tem uma condução de bola muito boa, rápida e agressiva”, elogia, a O JOGO.
O atual técnico dos chineses do Beijing Gouan destaca também a capacidade de o médio “aguentar bem a carga.” “Não é fácil pará-lo e, fruto da sua agressividade no arranque, não se desequilibra. Está sempre muito equilibrado e isso permite-lhe ser assertivo no passe e no golo”, detalha Ricardo Soares, lembrando a capacidade finalizadora do camisola 33 dos canarinhos: “Quer jogue por dentro ou por fora, é um jogador que tem golo. Já o tinha quando jogava nos sub-23 do Estoril.”
Com Vasco Seabra ao leme, o Estoril tem jogado em 3x4x3, sistema que beneficia as características do criativo. “Penso que ele rende mais precisamente onde está a jogar agora, e a tática serve na perfeição este jogador. Ele precisa de liberdade e não pode ficar agarrado a um lugar. O Estoril tem um jogador que joga mais por fora [Rodrigo Gomes], o que permite usufruir das características de João Marques”, avalia o treinador, que enaltece a maturidade do seu antigo pupilo. “Apesar de ter só 21 anos e ser um jovem com margem para evoluir, olhamos para ele e vemos que é um jogador quase feito. É muito maduro e autoconfiante”.
João Marques é presença regular nas convocatórias dos sub-21 e até já foi elogiado pelo principal selecionador nacional, Roberto Martínez. Ricardo Soares acredita que o médio vai cumprir o sonho de ser internacional A por Portugal. “É um jogador com muito potencial e tem personalidade muito forte. Além disso, é afável e humilde, alguém que trabalha sempre nos limites. Quando o treinei, falei muitas vezes com ele, disse-lhe o que tinha de bom e menos bom, dando-lhe o prazo para melhorar. Pelo que observo, está a fazer o percurso dele”, analisa o treinador do Beijing Gouan.