Ricardo Horta despertou na Bélgica com duas assistências e acelera para o 100.º golo pelo clube, já com um novo registo especial. Terminada a novela Benfica, o jogador do Braga arrancou em força nesta época, ultrapassando Pizzi como jogador português no ativo com mais golos somados na liga. Influência do capitão é incontornável.
Corpo do artigo
A "experiência" que Ricardo Horta viveu no verão passado, relacionada com a prolongada cobiça do Benfica que acabou por não resultar numa transferência, e que não aconselharia "a nenhum jogador", como expressou publicamente, não mexeu com o seu rendimento nesta época.
Com cinco remates certeiros e cinco assistências, o capitão partilha nesta altura com Vitinha o estatuto de jogador com maior participação em golos do Braga e não esmoreceu por ter deixado de faturar há pouco mais de um mês, tendo reaparecido em grande na Bélgica, diante do Saint-Gilloise, para a Liga Europa. Em vez de golos, provocou-os por duas vezes com passes preciosos para benefício de Vitinha, autor de um admirável "hat-trick".
A capacidade para desequilibrar está bem presente e não faltam motivos para que Ricardo Horta esteja interessado em aumentar a contagem pessoal, a começar pelo facto de já só estar a dois golos de somar 100 em jogos oficiais do Braga.
Aquele que é o melhor marcador de sempre do clube minhoto desde maio de 2022 (destronou Mário Laranjo, com 92 golos) não tem parado de bater interessantes registos e a superação mais recente até já se verificou na corrente temporada: ultrapassou Pizzi como jogador português no ativo com mais golos somados (contabiliza agora 76) no principal campeonato português, depois de ter igualado a marca do ex-jogador do Benfica (72), atualmente no Al Wahda (Emirados Árabes Unidos) ainda em 2021/22.
Essa foi, aliás, uma época bastante prolífera, pois o internacional português também alcançou em abril de 2022, diante do FC Porto, o 100.º golo na carreira, contribuindo para uma vitória na Pedreira por 1-0. Decidido a continuar a "mostrar o seu trabalho" sem olhar para trás, Horta está agora muito perto de fechar outra centena de golos, apontados, em exclusivo, pelo Braga, sendo esta a sétima época consecutiva ao serviço dos guerreiros.