Capitão do Braga está na luta pelo título de melhor marcador do campeonato, registo que escapou sempre aos jogadores dos minhotos.
Corpo do artigo
Pelo segundo jogo consecutivo, Ricardo Horta fez um bis e, assim, abriu uma nova frente de batalha, desta vez pela liderança dos melhores marcadores do campeonato. O capitão arsenalista soma nove golos na prova, tantos como Fran Navarro, do Gil Vicente, e só está a um do portista Luis Díaz.
Ricardo Horta, tal como Fran Navarro, tem menos um golo do que Luis Díaz e a luta promete aquecer na próxima jornada, com um FC Porto-Braga. Com 12 golos em 20 jogos, está a ser a melhor época do extremo
Ora, este é um troféu inédito na história dos jogadores do Braga e é mais um desafio para o camisola 21, que também persegue a marca de goleador máximo do clube, na posse de Mário Laranjo, com 92 golos apontados (Horta leva 82).
Normalmente, o título de melhor marcador do campeonato vai para os jogadores dos três grandes, embora com algumas exceções à mistura. O Braga, como se pode ver na infografia ao lado, já colocou jogadores na discussão do troféu e esteve perto de o conseguir, sobretudo por intermédio de Lima, que na época 2011/12 disputou até à última jornada com Cardozo, do Benfica, o primeiro lugar da lista; face ao mesmo número de golos (20), o desempate sorriu ao paraguaio, que alcançou a marca com menos um jogo do que o brasileiro do Braga. João Tomás, em 2005/06, e Jacques, em 1980/81, também ficaram perto do primeiro lugar da lista de goleadores do campeonato.
Além dos nove golos no campeonato, Ricardo Horta tem mais três na Liga Europa, registo que o coloca novamente a par de Luis Díaz como goleador máximo das equipas portuguesas. Curiosamente, na próxima jornada do campeonato há um duelo entre o FC Porto e o Braga no Dragão. Evidente também é que esta tem sido a melhor época do capitão arsenalista desde que chegou ao Minho.
Na comparação com o mesmo número de jogos (20) das épocas anteriores, Ricardo leva mais três golos do que a anterior melhor marca, obtida nas épocas de 2020/21 e 2019/20, quando, por esta altura, seguia com nove golos apontados. Ou seja, se continuar com este ritmo, o avançado poderá mesmo alcançar Mário Laranjo e discutir o título de melhor marcador da Liga.