A transferência de Raphinha para o Sporting e a verba respeitante a 12 por cento do passe de Ricardo Pereira, vendido ao Leicester, deixam o Vitória em boas condições para atacar o mercado.
Corpo do artigo
A transferência de Ricardo Pereira do FC Porto para o Leicester, de Inglaterra, foi recebida com enorme satisfação em Guimarães. Dos 20 milhões de euros pagos pelos "foxes" (esta é a parcela que interessa ao Vitória, apesar de o negócio com os portistas poder chegar aos 25 milhões), 2,2 são destinados ao emblema vimaranense, correspondentes a 12 por cento do passe. Foi esta a fatia com que a SAD ficou na altura da venda do jogador ao FC Porto, em 2013, um negócio que rendeu, na altura, à volta de um milhão e meio de euros.
Apesar de se falar há algum tempo de uma hipotética venda de Ricardo Pereira, a receita não estava prevista nas contas da SAD para esta temporada, pelo que passa a haver uma maior folga financeira destinada à construção do plantel. De resto, o encaixe de 2,2 milhões de euros relativo ao ex-jogador não fica muito distante do negócio de Raphinha com o Sporting. Os valores da saída do extremo brasileiro não foram divulgados oficialmente por nenhuma das partes, havendo informações que apontam para os 6,5 milhões de euros; atendendo a que o Vitória detinha um pouco menos de metade do passe, a receita correspondeu a cerca de três milhões. Contas feitas aos dois negócios, a SAD fica com uma verba superior a cinco milhões.
Ricardo Pereira rendeu 3,7 milhões ao Vitória (1,5 em abril de 2013 e 2,2 com a transferência para o Leicester). Melhor só Bernard: seis milhões
Dando uma espreitadela às transferências mais recentes do Vitória, não se encontram muitos negócios com valores superiores ao do encaixe de Ricardo Pereira (3,7 no total). Cafú, João Pedro, Zungu e Josué saíram por verbas bem inferiores (a rondar os dois milhões), enquanto Soares e Bruno Gaspar renderam cerca de 3,5 milhões. Melhor só mesmo o negócio que conduziu Bernard ao Atlético de Madrid, que deixou nos cofres vitorianos seis milhões de euros.