Renovação de Sérgio Conceição com o FC Porto à vista. Confira todos os detalhes
Pinto da Costa e Sérgio Conceição projetaram o futuro e já discutem um novo contrato. Dragões propõem vínculo de mais dois anos.
Corpo do artigo
O encontro que mais expectativa provocou junto dos adeptos do FC Porto nas últimas semanas terá acontecido na terça-feira ao final da tarde, embora sem confirmação oficial de qualquer das partes.
13757972
Depois de Pinto da Costa ter estado na reunião de clubes, terá seguido para uma reunião com Sérgio Conceição para a entrega do dossiê da época, mas sobretudo para projetar o futuro e discutir os termos do novo contrato do treinador. A proposta dos dragões assenta num vínculo de duas épocas e um aumento do vencimento anual, que atualmente ronda os dois milhões de euros limpos. O derradeiro apelo do presidente para dar continuidade ao projeto que iniciaram em 2017, tocou Conceição, seduzido pela oportunidade de continuar a lutar por troféus e de disputar a Liga dos Campeões. Para isso, todavia, o treinador de 46 anos espera contar com um conjunto de reforços de inegável valor, numa altura em que a SAD está prestes a soltar-se das amarras do "fair play" financeiro da UEFA.
Da conversa de terça-feira não saiu qualquer anúncio oficial da continuidade de Sérgio Conceição, mas tudo leva a crer que ele surja em breve, já que o treinador terá deixado cair todas as hipóteses que se desenharam nos últimos dias. Contudo, não é certo que aconteça esta semana. Principalmente se estiver nos planos do FC Porto fazê-lo em conferência de Imprensa no Dragão, como sucedeu na apresentação e na renovação anterior do técnico. A explicação reside no facto de o Estádio do Dragão estar nesta altura entregue à UEFA, por ser a sede da final da Liga dos Campeões, marcada para sábado, entre o Manchester City e o Chelsea.
Ao fim de quatro temporadas no FC Porto, Sérgio Conceição orientou a equipa em 218 jogos, dos quais venceu 156, empatou 33 e perdeu apenas 29
Queda da Champions fez tombar o Nápoles
Depois de o convite do Al Hilal ter sido posto de lado por querer continuar na alta roda do futebol europeu, a hipótese Nápoles também acabou por cair. A marcha-atrás da Imprensa italiana começou menos de 24 horas depois de o "Corriere dello Sport" ter dado a mudança de Sérgio Conceição para o sul de Itália como fechada. Na origem do inesperado volte-face estariam exigências financeiras feitas pelo treinador de 46 anos, depois de ter sido noticiado que a proposta dos napolitanos previa o pagamento de 5,5 milhões de euros em cada uma das duas épocas de contrato que alegadamente assinaria hoje. A informação, no entanto, foi desmentida a O JOGO por uma fonte próxima do treinador, que apontou a justificação para ums direção diferente. Após sentir o gosto de disputar a Liga dos Campeões, Conceição não vê com bons olhos outro cenário nesta fase da carreira que não seja a de continuar na maior prova de clubes da Europa. Um argumento que favorece o FC Porto, até porque não há muitos clubes nos principais campeonatos do Velho Continente que estejam a pensar promover mudanças no banco. Pelo contrário. Neste momento, o Lille (campeão francês) é o único sem timoneiro para a próxima temporada.
Hipótese de lutar por títulos e de disputar a Liga dos Campeões levaram o treinador a deixar cair as ofertas do Nápoles, do Al Hilal e não só. Final da Champions pode atrasar o anúncio público
Face à torrente de notícias provenientes de Itália que davam conta de um telefonema de Aurélio de Laurentiis a Sérgio Conceição, a mesma fonte negou que tenha existido qualquer contacto direto entre ambos. A ter acontecido, sublinhou, teria sido junto do empresário Jorge Mendes, apontado pelos jornais transalpinos como o intermediário do negócio. Contudo, o presidente do Nápoles garantiu, em declarações à RTP, que o nome de Conceição nunca esteve nos planos para substituir Gattuso. "Nunca falei [com Sérgio Conceição], nunca negociei", afirmou De Laurentiis. "[Conceição] Não está na minha lista. É um bom treinador, mas queremos um italiano", acrescentou, apesar de o francês Christophe Galtier, ex-treinador do Lille, ter dito ao "L"Equipe" que foi abordado no sentido de orientar os napolitanos. Certo é que não será Conceição, cujo futuro próximo deverá continuar a passar pelo Dragão.