As decisões de mercado do Braga são as que estão a dar mais frutos. Os arsenalistas são a equipa com mais golos marcados pelos novos reforços: quatro.
Corpo do artigo
Quando rola a bola, os quadros de giz dos treinadores não fazem menções às táticas de mercado, mas estas jogam e muito. O nosso estudo apurou que os reforços da Liga Bwin valem 29 por cento de todos os golos (12 em 41) e 27% das assistências (oito em 30).
No que concerne às assistências, a influência dos novos reforços é, em termos gerais, de 27 por cento, valor que resulta de um rácio de oito assistências de um total de 30.
O scouting com mais motivos para estar contente com o trabalho no defeso é o do Braga. Porquê? Porque os arsenalistas apontaram quatro dos seis golos pelos pés (e cabeça) de jogadores que não estavam no plantel na época anterior. Banza - melhor marcador da prova, a par de Pedro Gonçalves (Sporting) - apontou três (dois deles à ex-equipa, o Famalicão) e Niakité (ex-Metz) fez o outro.
No que concerne às assistências, a influência dos novos reforços é, em termos gerais, de 27 por cento, valor que resulta de um rácio de oito assistências de um total de 30. Neste particular, o Sporting e o Braga (outra vez o Braga...) têm dois passes para golo de reforços por cada emblema.
Regressando aos golos dos reforços, é curioso verificar que o Benfica "só" tem um num pecúlio de cinco (Enzo Fernández foi o marcador) e o FC Porto ainda não tem nenhum. Neste caso, os dragões não têm motivos de preocupação porque são os melhores marcadores do campeonato (com seis tentos) e é sabido que Sérgio Conceição encara o enquadramento dos reforços mais como um processo e não um objetivo imediato.
15097124
Curiosidades
Dois golos de centrais - Marcano (FC Porto) marcou o 2.º golo na Liga Bwin. Este e Niakaté (Braga), são os únicos centrais com faro de golo esta época. Em 2021/22 Matheus Costa (Marítimo) fez cinco.
Cinco golos de fora da área - O míssil de Matheus Nunes (Sporting) frente ao Rio Ave é um golo raro. Para além da potência e colocação a estatística diz que dos 41 golos do campeonato, apenas cinco (12%) nasceram de fora da área.
Primeiro no passe - O Benfica de alta rotação idealizado por Roger Schmidt parece estar nos carris. Os encarnados lideram o ranking de passes com grande margem. Os 1419 passes são mais 344 do que o segundo da lista, o Sporting.
Quarto penálti falhado - Dos quatro penáltis não houve um convertido! Falharam Alex Millán (Famalicão), Leonardo (Casa Pia), Yusupha (Boavista) e João Teixeira (Chaves, na foto). Na época passada a eficácia foi de 72%.
35 remates - Sim, a procissão ainda vai no adro, mas há um emblema que destaca a atirar à baliza. O recém-promovido Chaves é a 3.ª equipa com mais remates, com 35. Braga (40) e Benfica (36) ocupam os dois primeiros lugares.
15097467