Responsáveis do clube sondam mercado para encontrar guarda-redes experiente que seja alternativa segura a Bruno Varela.
Corpo do artigo
O Vitória de Guimarães vai tentar reforçar o plantel de 2023/24 com jogadores de qualidade e experientes.
Uma das prioridades é a contratação de um guarda-redes que possa dar garantias para ser alternativa a Bruno Varela.
A necessidade de ter um guardião com experiência de I Liga e com maturidade competitividade foi transmitida pela equipa técnica liderada por Moreno aos dirigentes do Vitória, que têm feito sondagens - essencialmente no estrangeiro - no sentido de encontrar um jogador que possa fazer concorrência ao capitão de equipa e que seja uma solução segura caso o dono da baliza nas últimas três épocas esteja indisponível.
A indicação para colocar um guarda-redes no topo da lista de reforços para 2023/24 surgiu precisamente pela avaliação da época agora finda. A confiança em Bruno Varela é total, como prova o facto de, no dia 22 de maio, ter prolongado o vínculo contratual por mais duas épocas - é agora válido até junho de 2026 -, mas Celton Biai e Rafa Oliveira revelaram falta de experiência quando colocados perante situações de stress competitivo, algo também explicado pela falta de minutos.
Na época que terminou há duas semanas, quando Bruno Varela esteve ausente, por lesão, o Vitória passou pelo período mais crítico de um caminho com muitos pontos altos e baixos. Nos sete jogos que o capitão falhou por motivos físicos, Rafa defendeu a baliza vitoriana nos dois primeiros e Celton Biai nos restantes cinco, tendo sido visível que o rendimento exibicional de ambos não foi o desejado. Após ter ganho nos Açores, ao Santa Clara, por 3-1, o Vitória perdeu em casa com o Arouca (0-2), iniciando aí um ciclo de seis jogos sem vencer. Já com Celton Biai na baliza, a equipa minhota foi goleada na Luz, diante do Benfica (5-1), empatou em casa com o Paços de Ferreira (0-0) e, a seguir, perdeu no Bessa e em Famalicão (2-1 nos dois jogos), tendo sido ainda derrotada, em casa, pelo Sporting. Com Bruno Varela de regresso, o Vitória somou quatro triunfos seguidos - o melhor ciclo da época -, perdendo apenas na última jornada, no Dragão, ante o FC Porto.