Mbemba, quer como central quer a lateral direito, o africano tem melhorado o rendimento da equipa a defender
Corpo do artigo
Os dez jogos que já soma superam a utilização da época passada. Com ele em campo, a média de golos sofridos é de apenas 0,3. A polivalência do congolês permite a Conceição gerir o sector defensivo.
Defesa congolês do FC Porto tem novo compromisso marcado para hoje, diante da Gâmbia
Mbemba tem vindo a conquistar espaço na equipa do FC Porto e a sua versatilidade só o tem favorecido, permitindo a Sérgio Conceição não só colmatar algumas baixas pontuais, como gerir casos de jogadores mais desgastados, sem que a equipa tenha perdido consistência defensiva com ele em campo. Pelo contrário, com ele o FC Porto só sofreu três golos, o que dá uma média de 0,3, bem melhor do que a de 0,7 do total de jogos.
A consistência que Mbemba tem dado ao sector defensivo pode "medir-se" com outros dados estatísticos. Os números do congolês comparados com os de Pepe e Marcano, quando alinha no eixo da defesa, não ficam a dever nada à dupla de centrais habitualmente titular.
Em média, nos duelos aéreos, interceções e alívios (ver infografia) até supera o internacional português e o espanhol. Com o africano entre as opções, Sérgio Conceição apostou em Glasgow, na última jornada da Liga Europa, uma estrutura defensiva assente em três centrais e a verdade é que a equipa só caiu depois da saída de Pepe, por lesão. Já Mbemba manteve a confiança do treinador no Bessa.
Antes, nas funções de lateral, em quatro jornadas do campeonato - contra Santa Clara, Famalicão, Marítimo e Aves - o congolês, ocupando o lado direito, permitiu a Sérgio Conceição gerir a condição física de Alex Telles, colocando Manafá na esquerda da defesa. Nesses quatro jogos, o FC Porto só sofreu um golo, marcando sete, sempre com o defesa congolês em bom plano.
A defender do lado direito, Mbemba supera inclusive Manafá e Corona no capítulo dos duelos defensivos e dos duelos aéreos. Das três opções, o africano é ainda o que menos bolas perde no meio campo, o que permite concluir que com ele em campo a defesa tem estado mais forte. Como médio-defensivo, Mbemba acumula apenas 14 minutos contra o Rio Ave, mas Conceição sabe que ele também pode reforçar aquele lugar em caso de necessidade.
Depois de ter defrontado o Gabão na passada quinta-feira, o defesa congolês do FC Porto tem novo compromisso marcado para hoje, diante da Gâmbia. Depois, regressa ao Olival, bem a tempo de integrar a preparação do jogo da Taça de Portugal com o V. Setúbal, em que deve manter-se no onze.
11524979