O Arsenal já tem o primeiro lugar do grupo da Liga Europa garantido.
Corpo do artigo
O duelo desta noite no Estádio José Alvalade serve meramente para cumprir calendário em relação às contas finais do grupo, mas representa uma boa oportunidade para o Sporting somar um recorde a nível continental. Para isso, "basta" vencer o Vorskla Poltava e terminar a sua participação nesta fase da prova com 13 pontos, registo que nunca conseguiu alcançar em fases de grupos da Liga Europa ou da Liga dos Campeões. Curiosamente, o feito seria dividido entre Marcel Keizer e José Peseiro, que orientou a equipa nas três primeiras jornadas: Qarabag (casa), Vorskla Poltava (fora) e Arsenal (casa).
Para chegar a este recorde, só a vitória interessa, pois um empate no duelo de hoje frente à formação ucraniana não será suficiente para bater os 12 pontos que somou em três ocasiões. Na primeira, em 2008/2009, os leões terminaram em segundo lugar num grupo da Liga dos Campeões com Basileia, Shakhtar e Barcelona. Já em 2010/2011 e 2011/2012 logrou assegurar dois primeiros lugares em grupos da Liga Europa com Lille, Gent e Levski e, posteriormente, com Lázio, Vaslui e Zurique.
No entanto, um eventual recorde não terá o bónus mais desejado para o Sporting: a condição de cabeça de série no sorteio dos 16 avos de final da competição e um caminho teoricamente mais fácil até aos oitavos de final. Com o primeiro lugar do grupo garantido antecipadamente pelo Arsenal, que vai hoje colocar uma equipa repleta de jovens frente ao Qarabag, os leões estão "condenados" a nadar num lago repleto de tubarões. Logo à partida, a turma lisboeta arrisca-se a encontrar três dos quatro melhores terceiros classificados provenientes da Champions: Nápoles, Inter e Valência, pois não se pode cruzar com o Benfica. Os restantes possíveis adversários serão os primeiros classificados de cada um dos 12 grupos da Liga Europa. As contas finais só vão ser conhecidas hoje à noite, mas, ao dia de ontem, o Sporting já sabia que o seu caminho se pode cruzar com Salzburgo, Zenit, Dínamo de Zagreb, Frankfurt, Dínamo Kiev e Chelsea nos 16 avos de final da Liga Europa. Recorde-se que clubes como Milan, Leverkusen ou Bétis ainda são possibilidades.