A cumprir a terceira época na Luz, defesa está a apenas um encontro de entrar para a lista de "centenários".
Corpo do artigo
A receção de sábado ao Chaves deverá passar a ser mais um momento importante para Otamendi, que entrará para o lote de jogadores que representaram o Benfica em uma centena de jogos.
Em duas épocas completas mais a que está em curso, o central afirmou-se como indiscutível nas opções de Jorge Jesus, Nélson Veríssimo e agora Roger Schmidt, sendo apenas superado, em números de partidas, por quatro elementos do plantel atual: André Almeida (308), Grimaldo (268), Rafa (245) e Vlachodimos (188).
Contratado ao Manchester City no início de 2020/21, avaliado em 15 milhões de euros num negócio paralelo à venda de Rúben Dias, por 68 milhões, aos citizens, o internacional argentino só falhou dois jogos na época atual, com Roger Schmidt a poupá-lo na visita a Caldas da Rainha, para a Taça de Portugal, e a ter de abdicar dele no Bessa, diante do Boavista, na 4.ª jornada da Liga Bwin, devido a castigo. Nas temporadas anteriores, faltou 12 partidas em 55 possíveis em 2021/22 e outras tantas num máximo de 50 em 2019/20. Contas feitas, alinhou até ao momento em 79,2 por cento dos encontros do Benfica.
O central que também já representou o FC Porto, atualmente com 34 anos, ajudou o Benfica a somar 64 vitórias, tendo averbado 20 empates e 15 derrotas, com a particularidade de ter no currículo encarnado os 99 jogos sempre na condição de titular, tendo sido substituído em apenas dois, ambos frente à BSAD. Este caudal de triunfos, porém, não contempla ainda a conquista de qualquer título de águia ao peito - festejou três campeonatos, três Supertaças, uma Taça de Portugal e uma Liga Europa pelos dragões -, algo que o atual dono da braçadeira de capitão dos encarnados procura ultrapassar naquela que poderá ser a sua última temporada ao serviço do Benfica.
De facto, o central que fez, esta época, dupla com Morato e, depois, António Silva, tem contrato válido ao Benfica até final da presente temporada, pelo que poderá vincular-se a outro emblema, livremente, já em janeiro, sendo público o desejo de Otamendi terminar a carreira no seu clube do coração, o River Plate, circulando notícias que dão conta do regresso acontecer no final deste ano. A este respeito, porém, os responsáveis encarnados ainda terão uma palavra a dizer, dado que o futuro do jogador está a ser avaliado, no sentido de ser decidido se a SAD avança para a tentativa de renovação, o que poderá ser bem recebido pelo internacional argentino, que terá lugar assegurado no Mundial do Catar, já no próximo mês.