Razia como não se via há muitos anos: o ranking de Portugal e o clube que mais pontuou
Desde a temporada de 2003/04 que Portugal não estava sem representantes nos oitavos de final das competições europeias.
Corpo do artigo
Portugal era o país com mais equipas nos 16 avos de final da Liga Europa, mas, de um momento para o outro, ficou sem qualquer representante nos oitavos de final da prova. FC Porto, Benfica, Sporting e Braga tinham legítimas esperanças de seguir em frente, mas nenhuma conseguiu os seus objetivos.
Desde 2003/04, altura em que surgiu o novo formato da Liga dos Campeões, Portugal esteve sempre representado nos oitavos de final das 16 edições da Champions e da Liga Europa
Esta época, Portugal não vai ter qualquer equipa nos oitavos de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa em simultâneo. Um cenário inédito nas provas europeias desde que estas apresentam um formato idêntico ao atual
A partir da época 2002/03 - que teve FC Porto e Boavista nos últimos 16 da Champions, que disputavam uma segunda fase de grupos -, Portugal esteve sempre representado numa ou nas duas provas em simultâneo, tendo até visto o FC Porto festejar as vitórias na Taça UEFA de 2002/03, na Champions, em 2003/04 e Liga Europa de 2010/11.
Precisamente no ano (2002/03) em que a equipa comandada por André Villas-Boas venceu a Liga Europa, também o Boavista foi longe na prova, caindo apenas nas meias-finais frente ao Celtic (Escócia), o finalista batido pelos dragões.*
A última Champions conquistada pelo FC Porto coincidiu com o início do novo formato da prova, que era disputada por duas fases de grupos seguidas, iniciando-se a fase a eliminar nos quartos de final. Já no novo modelo, ajustado à Liga Europa, esta é a primeira vez que Portugal não conta com nenhum representante nos oitavos de final.
11872081
A razia europeia preocupa os responsáveis do futebol português, e esse foi um tema que marcou as conferências de Imprensa de ontem de alguns clubes. Ivo Vieira, treinador do V. Guimarães, admitiu que este é um assunto que merece atenção. "Não é bom para o futebol português, obviamente. O meu desejo era que todas as equipas tivessem passado a eliminatória. É algo que pode tirar-nos muitas coisas em termos futuros quando se olha para o ranking. Conquistámos com muito mérito um lugar acima no ranking europeu, mas também corremos o risco, no futuro, de o perder", lembra o técnico madeirense.
Petit também está preocupado. "Não é normal as quatro equipas saírem da Liga Europa. Temos de analisar o que neste ano correu mal na Liga dos Campeões e na Liga Europa", lembrou o treinador do Belenenses.
11857449
E se Portugal ficou sem equipas nos oitavos de final das competições europeias, o mesmo sucede aos países que estão imediatamente a seguir no ranking, concretamente Rússia, Bélgica e Holanda. Só a Ucrânia ainda tem um representante, o Shakhtar, equipa que afastou o Benfica. De resto, a desigualdade é cada vez maior, com os três primeiros do ranking a manterem seis equipas, enquanto a Itália continua com cinco representantes.
Braga foi quem mais pontuou
A caminhada europeia terminou com o Braga como a equipa portuguesa que mais contribuiu para o ranking de 2019/20. Os bracarenses somaram 14 pontos, mais quatro do que Benfica e Sporting, com a particularidade de os encarnados terem um bónus de quatro pontos pela presença na fase de grupos da Champions. Apesar de ter sido a primeira equipa lusa afastada das competições europeias, o V. Guimarães somou 9,5 pontos. Em último ficou o FC Porto com apenas oito pontos. Refira-se que na fase de qualificação a vitória vale um ponto e o empate 0,5, enquanto na fase de grupos e daí em diante a vitória vale dois pontos e o empate um.
Portugal mantém 6.º lugar
Apesar do desastre europeu nos 16 avos de final da Liga Europa, Portugal vai manter o sexto lugar no ranking da UEFA. Rússia, Bélgica e Holanda estão nos lugares imediatamente abaixo, mas nenhum deles tem equipas nas provas europeias. O único país que ainda tem um representante é a Ucrânia (Shakhtar), mas está a uma distância enorme de Portugal.
* Atualizado às 17h00