Abel Ferreira juntou a dupla de defesas-centrais mais goleadora da Europa, com um total de 13 golos marcados esta temporada. A concorrência está longe...
Corpo do artigo
Ainda antes do arranque da época, durante uma conversa com os jornalistas, Abel Ferreira revelou que uma das suas prioridades passava por ver os jogadores identificados e felizes com a proposta de jogo que seria apresentada, até porque no topo da lista de objetivos do treinador estava inscrito o crescimento individual de cada um deles. Quase nove meses depois, o treinador conseguiu cumprir essa promessa, e a prova está no facto de grande parte dos jogadores do plantel estar a realizar a melhor temporada da carreira.
Neste cenário, a dupla de defesas-centrais mais utilizada por Abel Ferreira não foge à regra; Bruno Viana nunca tinha participado em tantos jogos numa só época (soma 29), nem marcado tantos golos (cinco), num registo pessoal que é extensivo a Raúl Silva, que se tem destacado sobretudo pelos muitos golos marcados (oito). Aliás, analisando os clubes dos sete principais campeonatos europeus não há nenhum defesa-central capaz de marcar tantos golos como Raúl Silva ao longo desta época - Diego Llorente, da Real Sociedad, é o que mais se aproxima (sete golos), enquanto Marcano, do FC Porto, segue na perseguição em Portugal, com cinco golos apontados nas mais variadas competições.
Feitas as contas, os dois centrais do Braga já renderam 13 golos esta temporada, naquele que também é, com relativa distância, o registo mais significativo na Europa, seguido dos números apresentados por Lázio e Real Sociedad. Curiosamente, as quatro principais equipas de Portugal conseguem colocar as suas duplas de centrais entre as 12 mais goleadoras da Europa, com destaque, além do Braga, para a capacidade goleadora apresentada por Marcano e Felipe, que já renderam nove golos ao FC Porto.
Na perspetiva de futuro, a boa notícia para o Braga é que Bruno Viana (comprado ao Olympiacos) e Raúl Silva estão seguros no plantel da próxima época.