Extremo do Benfica está igualado em jogos (253) e em participação em golos (118) com os registos averbados pelo argentino de águia ao peito. Ambos têm história no Braga
Corpo do artigo
A liga está de volta para Benfica e Braga, que se reencontram na sexta-feira no Minho na 14.ª jornada do campeonato nacional. Nas fileiras de Roger Schmidt está Rafa, ele que além de estar a ser um dos maiores trunfos das águias nesta época, é também um dos jogadores que passaram pelos arsenalistas numa fase mais precoce da carreira.
O dianteiro português fez mais golos do que o sul-americano, ao qual sucedeu no Benfica em 2016/17 - 69 contra 41 de Gaitán - mas é batido na quantidade de assistências, 49 para 77.
Adivinha-se que o camisola 27 encarnado esteja nas opções do treinador alemão e, com esse facto, esta partida marcará um verdadeiro desempate técnico entre Rafa e Gaitán, outro jogador que vestiu as duas camisolas: português e argentino têm, até ao dia de hoje, o mesmo número de jogos pelo clube da Luz (253) e igual participação em lances de golo (118).
Reencontro: foram três as épocas completas de Rafa pelo Braga. Vai na sétima no Benfica
Com períodos diferentes passados no Benfica - Gaitán saiu em 2015/16, rumando então ao Atlético de Madrid, Rafa entrou na temporada seguinte, vindo precisamente do Braga - os dois jogadores encontram-se absolutamente igualados ao serviço das águias, sendo que na questão dos golos a vantagem é clara para Rafa (já marcou 69) em relação a Gaitán (fez 41). No entanto, em assistências a marca maior é fixada pelo sul-americano (77), superando em muito o português (49). Contas feitas, vai dar ao mesmo valor no global de ações que acabaram em golo: 118.
Camisola 27 tem mais estragos em Braga
Na noite de sexta-feira, Rafa vai chocar com o Braga pela 13.ª vez desde que trocou aquele clube pelo seu atual "patrão". Desse histórico, o extremo tem como principal pecúlio quatro golos marcados e três assistências. Especificamente nas visitas aos minhotos, o atacante das águias brilhou de forma mais efusiva em 2020/21: na 24.ª jornada do campeonato faturou não só um golo como deu outro a marcar, a Seferovic, estando assim em todos os tentos desse triunfo das águias, por 2-0.
Nesta temporada, Rafa soma 11 golos, seis deles na Liga
Também a marcar mas, aí, já sem grande peso numa vitória por 4-1, pois foi o derradeiro remate a contar para o marcador, Rafa mostrou-se na visita ao Minho de 2018/19. As águias venceram na 31.ª ronda e, com Bruno Lage, continuaram rumo ao título. Voltando a Gaitán, o melhor que fez na Pedreira foram quatro assistências para colegas, nunca marcando ali.
Neste 13.º jogo em Braga, contra o clube onde alinhou três épocas completas, Rafa tentará apagar a memória da última vez que esteve no estádio: na temporada passada o Benfica acabou batido por 3-2, com o extremo das águias a lutar contra a maré durante os 90 minutos, mas sem trazer nada na "rede". Vitinha marcou o golo do triunfo arsenalista, desfazendo um empate a dois onde Darwin e João Mário faturaram pelos lisboetas e Iuri Medeiros e André Horta pelos anfitriões. Rafa vai a Braga com um total de 11 golos e de seis assistências - seis e três, respetivamente, na Liga - na presente temporada.
15566559
15566234