Rafa marcou nas três eliminatórias anteriores e ataca pleno na Taça de Portugal
Camisola 27 dos encarnados, único do plantel a saber o que é ganhar a prova de águia ao peito, marcou nas três eliminatórias anteriores
Corpo do artigo
O Benfica procura na noite desta quinta-feira assinar o documento que ratifica a continuidade na Taça de Portugal, numa visita a Vizela, onde um jogador dos encarnados, curiosamente o único que sabe o que é vencer a competição pelas águias, irá tentar manter o pleno de golos que tem apresentado na presente edição da prova. Rafa, o melhor marcador do clube da Luz na temporada, marcou nas três rondas anteriores, ao Lusitânia dos Açores (1-4), Famalicão (2-0) e Braga (3-2).
Também os encarnados defendem um estatuto iniciado em 1984. Desde esse ano, registam apenas um empate na Luz e venceram os cinco jogos realizados no estádio do Vizela.
Roger Schmidt deverá manter a aposta no camisola 27, que marcou também nos dois últimos jogos dos encarnados, a Estrela da Amadora e Gil Vicente, pelo que irá procurar o terceiro jogo consecutivo a abanar as redes, o que, a acontecer, lhe permitirá igualar a melhor sequência da temporada, com duas repetições. Esta será uma motivação extra para Rafa, que ajudou o Benfica a conquistar a Taça de Portugal em 2016/17, diante do Vitória de Guimarães. No plantel, por outros clubes, também Otamendi (FC Porto) e João Mário (Sporting) levantaram o troféu.
O jogador de 30 anos será uma arma para Roger Schmidt, treinador que foi expulso na visita da época passada mas recebido com normalidade na temporada em curso, para mais um embate em Vizela, onde o Benfica saiu sempre vitorioso. Em nove embates entre as duas equipas, os vizelenses arrancaram um empate na Luz, mas perderam nas cinco visitas dos encarnados, as duas últimas já com o alemão ao comando dos benfiquistas.
As águias tentarão seguir em frente na prova e chegar às meias-finais, algo que não conseguem desde 2020/21, quando foram finalistas derrotados. O último troféu, recorde-se, remonta a 2016/17.