Quim Berto aprova a contratação de Ben Traoré que é desejado pelos responsáveis do clube minhoto. Antigo jogador do Vitória treinou o médio-defensivo no Tirsense, em 2020/21, e fala de um jogador com enorme margem de progressão e que está preparado para dar o salto após passar pelo Leixões.
Corpo do artigo
Ben Traoré, médio do Leixões, pode tornar-se reforço do V. Guimarães para a segunda metade da temporada, como O JOGO deu conta na edição de domingo. Apesar de ter renovado recentemente o contrato com o clube matosinhense até 2025, o jogador de 22 anos está a ser negociado entre os dois emblemas, estando o acordo perto de ser concluído.
Natural da Costa do Marfim, Ben Traoré chegou a Portugal em 2018, tendo ingressado no Tirsense, transitando na temporada seguinte para o Fafe. De regresso a Santo Tirso, numa altura em que a equipa estava no Campeonato de Portugal, fez 19 jogos e marcou cinco golos, o recorde na ainda curta carreira. Foi nessa altura que trabalhou com Quim Berto antes de se transferir para o Leixões.
"Nessa época ele teve uma evolução muito grande. Sinto que evoluiu muito comigo. Aliás, na altura em que saí do Tirsense, disse logo aos responsáveis do clube que tinham de renovar com o Ben urgentemente, porque era simplesmente o melhor jogador do plantel, mas não o conseguiram segurar, porque era impossível. Ele já estava num patamar mais elevado e ainda bem que o Leixões o foi buscar", contou a O JOGO o antigo treinador do clube tirsense.
Quim Berto continuou a seguir a evolução do médio costa-marfinense e não tem dúvidas. "Agora está preparado para outras andanças", garante, traçando o perfil do jovem de 22 anos. "É um médio com enorme capacidade de recuperação e com qualidade de passe. Joga na posição 6. É forte no momento das transições, especialmente nas transições ataque/defesa. É rápido, intenso e forte no jogo aéreo. Define bem os diferentes momentos do jogo e dá equilíbrio à equipa", destaca o treinador de 51 anos.
Por estar habituado a jogar na posição 6, sozinho no meio-campo defensivo, Ben Traoré ainda tem aspetos que deve retificar para ser um jogador mais completo. "Precisa de melhorar o posicionamento em campo quando o jogo pede um duplo pivô", explica o antigo futebolista vitoriano, certo da evolução do atleta. "É trabalhador e tem muita disponibilidade para aprender."
Por só ter 22 anos, o ainda jogador do Leixões tem tudo para crescer e dar o salto, garante o treinador. "Tem uma margem de progressão enorme e, num clube com outras condições de trabalho, provavelmente a evolução vai ser maior. Tenho a certeza que o Ben poderá ser uma mais-valia para qualquer clube."
Natural de Guimarães e sócio do Vitória, o antigo defesa dos minhotos fica a torcer para que Ben Traoré assine pelo clube do coração. "Gostava de o ver no Vitória, porque foi um atleta que passou pelas minhas mãos e foi o melhor jogador que treinei no Tirsense", reforça.
Ogawa perde espaço no plantel
Ogawa tem perdido espaço no V. Guimarães e nem alinhou no jogo particular com o Benfica B, realizado no sábado, tendo nesse mesmo dia atuado pela equipa B, em Canelas. Nem a paragem do campeonato alterou a situação e o lateral-esquerdo não participou nos dois últimos jogos da Taça da Liga, contra o Vilafranquense e o Boavista. Neste último jogo, apesar de a situação no grupo estar definida, o internacional japonês nem saiu do banco. O defesa foi emprestado até 30 de junho de 2023, com uma opção de compra de um milhão de euros.