O JOGO reuniu um painel de 18 treinadores para saber que emblemas estão na linha da frente na luta pela promoção. Trio que desceu da I Liga parece ter vantagem. Ausência de Vítor Oliveira alarga a luta.
Corpo do artigo
Começa este sábado o campeonato onde 16 clubes têm o sonho de subir de divisão - as equipas B não o podem fazer.
Ainda que para alguns deles isso não passe mesmo de um sonho, certo é que a II Liga é pródiga em surpresas e num ápice coloca na ribalta quem menos se espera. O segundo escalão é, também, conhecido pelo equilíbrio que costuma imperar época após época, muito embora Paços de Ferreira e Famalicão tenham assegurado, bem antes do final da prova, os dois bilhetes de acesso ao convívio com os grandes na temporada anterior.
O JOGO quis saber, junto de 18 treinadores, tantos quantos os clubes que disputam a competição, quem são os favoritos à subida. Ponto prévio: muitos deles frisaram o facto de em 2019/20 o "mestre das subidas", Vítor Oliveira, ter preferido treinar o Gil Vicente na I Liga; se tivesse ficado no segundo escalão, a sua equipa reuniria a maioria das nomeações.
O Chaves, despromovido na época passada, é o favorito à subida para 13 dos 18 treinadores consultados
Chaves (13 nomeações) e Feirense (11) foram os clubes mais mencionados pelos técnicos. Estes foram, a par do Nacional, os três conjuntos despromovidos do topo do futebol português na época passada e os madeirenses são, precisamente, a formação que fecha o pódio no campo dos prognósticos, ao colherem cinco nomeações. No entanto, é importante realçar que vários técnicos frisaram que cingir a luta a dois nomes é curto e que candidatos haverá mais de meia dúzia.
Em Chaves, houve ondas de choque com a inesperada despromoção, mas o bilhete dos flavienses será de ida de volta na opinião de 13 treinadores. "José Mota é um treinador experiente e o clube tem uma forte massa associativa", aponta Petit. Carlos Brito, José Rachão e Rui Duarte repartiram a luta entre o trio que desceu e o primeiro explicou porquê. "São três clubes que têm um know how de II Liga. Mas candidatos há sete ou oito", frisou.
Estoril (quatro), Leixões (três), Académica (dois), com um voto "de coração" indicado por João Alves, ex-treinador da Briosa, e Penafiel (um) também foram lançados para a luta pela subida. Mas outros emblemas como Farense foram igualmente falados à parte dos elencados no quadro ao lado. É o início de uma maratona cujo epílogo se conhecerá na última jornada agendada para 17 de maio.
Este sábado, o campeonato arranca, precisamente, com um Nacional-Chaves, jogo entre candidatos que já se defrontaram na Taça da Liga, com a vitória a sorrir aos flavienses nos penáltis.
Quem vai subir à I Liga?
O JOGO perguntou a 18 treinadores, tantos quantos os clubes que disputam a II Liga, quem são os maiores candidatos a fazer a festa da subida no final da temporada...
Só dois bês é cenário inédito
As despromoções de Braga B e V. Guimarães B ao Campeonato de Portugal, deixaram FC Porto e Benfica como casos únicos de equipas B a disputar o segundo escalão nacional. Os conjuntos secundários dos emblemas da I Liga, que não podem ser promovidos, voltaram em 2012/13 e a competição chegou a contar com Marítimo B e Sporting B. Os madeirenses foram os primeiros a cair para o Campeonato de Portugal e o Sporting extinguiu a equipa no final de 2017/18. Recorde-se que os dragões já venceram a prova em 2015/16.
Curtas
Tiro certeiro no Paços na época passada
Ainda que o painel tenha sido diferente, os 18 treinadores consultados por O JOGO na época passada acertaram na subida do... Paços de Ferreira, clube que foi acompanhado pelo Famalicão e que, na altura, só recebeu uma nomeação, por parte de Rui Amorim.
Estoril é o recordista entre os atuais
O Estoril, com dois títulos da II Liga no palmarés, é o clube com mais campeonatos entre os 18 participantes desta época. Leixões e Nacional também já festejaram uma vez cada, mas o trono pertence ao Paços de Ferreira, que tem quatro conquistas.
Ninguém compra como os ribatejanos
O Vilafranquense, com 20 reforços, é o clube que mais contratou no mercado de verão, que fecha a 31 de agosto. Alguns deles até já foram entretanto transferidos...
11187931
Dupla do Campeonato de Portugal é estreante
Tanto o Casa Pia, vencedor do Campeonato de Portugal, como o Vilafranquense se preparam para se estrear na II Liga. Curiosamente, os casapianos já tinham estado na I Divisão. Foi em 1938/39, mas ainda não havia II Liga...
José Mota e Ricardo são os mais velhos
José Mota, de 55 anos, é, entre os treinadores, o mais velho da competição, batendo Filipe Moreira, também de 55 anos, por uma questão de meses, já que Mota nasceu em fevereiro de 1964 e Moreira é de maio do mesmo ano. Nos jogadores, Ricardo, central do Feirense, de 38 anos, é o mais experiente. No polo oposto dos técnicos está Luís Freire, do Estoril.
Um guardião e um central nos mais altos
Bruno Miguel, guarda-redes do Covilhã, e Marcão, central do Cova da Piedade (1,97 metros), são os mais altos e batem Marcos Valente, do Estoril, por um centímetro. Kikuchi, do Leixões, e Rodrigo Conceição, do Benfica B, são os mais baixos (1,63 metros).