Corpo do artigo
O Sporting deve, neste momento, um total de 12,3 milhões de euros ao Braga na sequência da transferência de Rúben Amorim, valor que, apurou O JOGO, pode ascender aos 13,8 M€... já esta sexta-feira. Vamos às contas.
Tal como pode consultar aqui, a administração da SAD leonina falhou o pagamento da primeira prestação referente à aquisição do técnico, avaliada em 5 milhões de euros (mais 2,3 milhões referentes ao IVA, imposto presente em todas as transferências), que teria de ser liquidada até ao passado dia 6 de março, com moratória até ao dia 30 sob pena de antecipação do valor global (a segunda prestação, também de 5 milhões, datava de 5 de setembro de 2020).
O Braga interpelou, no dia 1 de abril, o Sporting para cessar este capítulo e se não o fizesse num prazo de 15 dias (até 16 de abril, esta sexta-feira), então os verdes e brancos teriam de pagar uma multa de 10% da verba total a liquidar, que com juros, acabaria por deixar uma dívida de 13,812,900€.
Circula, também, uma possível penalização desportiva para o Sporting em casa de incumprimento: se o Braga decidir fazer queixa, os leões podem ficar impedidos de se inscrever na Liga 2020/21, assim como nas provas europeias, enfrentando ainda punições cíveis.
A O JOGO, o Sporting relativa a questão, continuando a sustentar o "momento excecional" que a covid-19 lançou em todos os quadrantes. Também se vinca, em Alvalade, que as penalizações desportivas não têm razão de ser, por a UEFA só considerar dívidas anteriores a janeiro na aplicação de sanções na próxima época.
A O JOGO, o Sporting relativa a questão, continuando a sustentar o "momento excecional" que a covid-19 lançou em todos os quadrantes. Também se vinca, em Alvalade, que as penalizações desportivas não têm razão de ser, por a UEFA só considerar dívidas anteriores a janeiro na aplicação de sanções na próxima época.
"Num período em que o Sporting está a fazer lay-off há uma opção de gestão de suspensão de pagamentos. Está relacionado com a situação anormal de pandemia que vivemos e que afeta os clubes - o Sporting não é exceção. Não é uma situação única e unilateral e o próprio Sporting já foi informado do corte de pagamento por parte de alguns fornecedores", explicou-nos fonte oficial do Sporting. O Braga não presta declarações.