Daniel Rocha dos Santos deixou de ir ao barbeiro para deixar crescer uma longa cabeleira e depois avançou com a barba até que o Sporting voltasse a ser campeão.
Corpo do artigo
Há promessas que demoram tempo a cumprir, a de Daniel Rocha dos Santos demorou quase tanto quanto o sofrimento dos adeptos do Sporting pela espera do novo título de campeão.
E com esta promessa cresceu a ansiedade, muito cabelo e uma longa barba que, ontem, quinta-feira, conheceram o seu fim. Porque o Sporting sagrou-se campeão nacional, cumprindo-se assim a razão maior para o seu sacrifício.
O momento foi vivido solenemente no Núcleo Sportinguista de Matosinhos, numa sala, onde antes da pandemia se juntavam adeptos matosinhenses para assistirem aos jogos do Sporting e desejarem fortemente voltar a gritar: "somos campeões".
Para Daniel, não foram bem 19 anos a deixar a biologia capilar à solta, mas a diferença não é muita. "Cerca de 17 anos para o cabelo e a barba foi um pouco depois", contou Daniel que até às 19 horas de ontem parecia um dos membros do mítico grupo de rock norte-americano ZZ Top. Aliás, esta comparação fez-lhe soltar o riso, porque também ele integra um grupo de rock e ter cabelo cumprido é-lhe familiar e não levantou tantos problemas, como a barba. A esposa Lúcia bem tentou recuperar-lhe a cara sem pêlos. "É a mostra da paixão que tem pelo Sporting", justificou Jorge Baía, presidente do Núcleo e o responsável por aquele acontecimento marcante. "Quando ele me disse que ia cortar e rapar a barba, em janeiro, disse-lhe logo que teria de ser no nosso espaço", acrescentou o dirigente.
https://d3t5avr471xfwf.cloudfront.net/2021/05/ojco_20210528125643/mp4/ojco_20210528125643.mp4
Havia aperitivos e bebidas para todos os presentes, as testemunhas do cumprimento de "uma promessa intensa e bizarra", com direito a cabeleireira, que "nunca" esteve perante uma situação tão peculiar como esta, mas não se atrapalhou a utilizar a máquina de rapar. Sim, o Daniel foi do 80 ao oito...ou melhor, do longo para o muito curto. Mas antes pediu para que os seus cabelos de cor castanho escuro fossem apanhados numa trança, para a sua esposa ter o privilégio de a cortar para juntar a outra que já está num espaço especial lá em casa. O processo foi rápido, sem cortes na cara, mas esqueceram-se do espelho. O JOGO sugeriu uma foto e assim foi. "Que diferente!" É verdade Daniel, nem parece o mesmo. "Nem me conheço, embora veja algumas parecenças [risos] e até me faz mais gordinho". Daniel, e que tal nova promessa? "Nem pensei nisso".