Na reunião por videoconferência, ficou acordada a criação da Linha de Apoio à Tesouraria das Sociedades Desportivas.
Corpo do artigo
Pedro Proença esteve esta segunda-feira reunido, através de videoconferência, com os presidentes dos clubes da I Liga, para avaliar a situação do futebol português no seio da pandemia de Covid-19 e os impactos que a paragem dos campeonatos profissionais pode acarretar.
De acordo com nota publicada no site da Liga, o presidente do organismo revelou o Plano de Suporte Económico Covid-19, criado pela entidade que tutela o futebol profissional português e que serviu de mote ao acordo da Linha de Apoio à Tesouraria das Sociedades Desportivas.
Proença abordou ainda a indefinição em torno do cumprimento do calendário da presente temporada e apontou para a reunião de terça-feira entre a UEFA, as federações-membro e as ligas nacionais.
"Foi uma reunião importante, os clubes juntaram-se e concordam que o futebol foi, nos últimos dias, um verdadeiro exemplo para toda a sociedade, pela união revelada, mas também pela forma como os seus agentes têm demonstrado qual a conduta que todos devemos ter. Hoje, mais do que o futebol, a prioridade tem de ser o combate ao flagelo que vivemos na saúde, isso sim, o mais importante. Certamente, o futebol voltará mais forte e será peça fundamental na retoma do ânimo dos adeptos e da sociedade. Esta é uma luta nacional que, estou certo, vamos combater todos juntos. A Liga continuará empenhada em monitorizar as consequências económicas que possam advir desta paragem. A análise terá de ser diária a toda esta situação", assinalou Pedro Proença, citado pelo site da Liga.