Proença deu as boas-vindas antes da AG da European Leagues: o que está em causa
European Leagues, associação que congrega 32 ligas de 25 países, reúne-se em assembleia geral esta sexta-feira.
Corpo do artigo
A European Leagues, associação que congrega 32 ligas de 25 países, reúne-se em assembleia geral esta sexta-feira em Lisboa, onde marcará posição contra a intenção de elitizar a Liga dos Campeões. Este modelo, que a Associação Europeia de Clubes (ECA) vai apresentar à UEFA, defende que a competição tenha um acesso ainda mais fechado e com critérios favoráveis ao poder financeiro e histórico de cada emblema.
Alberto Colombo, secretário-geral adjunto da European Leagues, falou a O JOGO e deu voz à insatisfação desta organização, que engloba a I Liga, bem como as competições nas quais se inserem alguns dos clubes que defendem a Super-Champions. "As ligas defendem os valores básicos do modelo desportivo europeu, baseado nos méritos desportivos, acesso definido em pirâmide estrutural, com todos os clubes na base e em que todos podem sonhar em atingir o topo", afirmou Colombo, igualmente contra a suposta intenção de passar os jogos da nova Champions para o fim de semana "Defendemos os atuais calendários, que garantem o devido equilíbrio entre as ligas domésticas e o futebol europeu."
Por outro lado, a European Leagues estuda propor à UEFA um novo modelo de distribuição financeira que diminui o rácio entre as três provas europeias, remove o coeficiente histórico e aumenta as taxas de solidariedade às ligas e clubes não participantes.
Ontem, sexta-feira, Pedro Proença, presidente da Liga, foi o anfitrião de um jantar de boas-vindas que teve lugar no Castelo de São Jorge, em Lisboa. O convívio contou com a presença de Fernando Gomes, presidente da FPF, Javier Tebas, presidente da La Liga e Lars-Christer Olsson, presidente da European Leagues.