Antigo dirigente do Sporting elogia o prestígio e a formação académica do antigo árbitro internacional, mas não dá por garantida a vitória do candidato à presidência da Liga, apesar do clube de Alvalade e do FC Porto estarem ao seu lado
Corpo do artigo
O apoio do Sporting à candidatura de Pedro Proença à presidência da Liga tem o voto de Dias Ferreira. O antigo dirigente do clube de Alvalade sempre se manifestou contra a liderança de Luís Duque e, "por uma questão de corência", entende que o antigo árbitro internacional será uma boa alternativa. "Tem formação académica compatível com o lugar, é um homem do futebol e com prestígio a nível internacional. Como foi um bom árbitro, saberá arbitrar os interesses da Liga com equilíbrio. Não será difícil, porque as pastas mais complicadas, como a arbitragem e o Conselho de Disciplina, pertencem à FPF", estimou, em declarações exclusivas a O JOGO.
A vitória de Pedro Proença nas eleições é que não será um desfecho tão certo, apesar de o FC Porto também apoiar o mesmo candidato. "Falta saber quais são as posições de todos os clubes da I Liga e da II Liga. A vitória do Pedro não depende somente dos apoios do FC Porto e Sporting, depende de muita coisa e de muitas manobras de bastidores", observou, desvalorizando o facto de Proença ser defensor da nomeação dos árbitros quando a maioria dos clubes pretende o regresso dos sorteios. "No desenvolvimento da sua atividade até poderá convencer os clubes do contrário, mas o presidente da Liga deve respeitar as deliberações da Assembleia Geral. Por outro lado, a arbitragem não pertence à Liga, pertence à FPF", lembrou.
Já sobre Luís Duque, o conhecido sócio do Sporting entende que jamais poderia ter assumido a presidência da Liga. "Porquê? Tem um conflito com o Sporting e até acho que foi convidado precisamente por isso, daí que sempre me manifestei contra. Não está em causa a pessoa do doutor Luís Duque, simplesmente não é normal uma situação destas", criticou.