Presidente do Vitória sobre o Cartão do Adepto: "Isso é de quem não sabe o que é o futebol"
Miguel Pinto Lisboa, presidente do Vitória de Guimarães, falou aos jornalistas no final da Cimeira dos Presidentes, que decorreu esta quinta-feira no Porto.
Corpo do artigo
Sobre a cimeira de presidentes: "O resultado final foi uma grande união entre todos os clubes em torno da ideia da centralização dos direitos televisivos. É um tema que deve ser liderado pela Liga, pela FPF e pelos clubes, não podemos deixar cair isto fora do âmbito do futebol. Nós, os presidentes, é que sabemos quais são os problemas da nossa indústria e sentimos uma impreparação do poder político para lidar connosco. Agora, estamos preparados para conduzir o processo da centralização dos direitos televisivos, preferencialmente antecipando a entrada em vigor, que poderá ser já na próxima época. Mas, mais do que a pressa, interessa que seja um processo bem conduzido e que permita aos clubes terem mais receita".
Sobre o cartão do adepto: "A bazuca não chega ao que é o desporto e ao que é o futebol profissional. Somos contribuintes líquidos, temos um peso importante no que é a economia nacional, mas, quando é para termos apoios, somos desconsiderados. Isso nota-se noutro tema, que tem a ver com o ofício que a Liga recebeu do Secretário de Estado da Administração Interna e do Secretário de Estado do Desporto a dizer que há uma dispersão dos adeptos no estádio, que isso resulta da situação de pandemia que estamos a viver, que a solução passa pelo aumento do policiamento e que isso resulta de uma escassez do cartão do adepto. Isso é de quem não sabe o que é o futebol e está a desconsiderar o adepto. Estamos contra o cartão do adepto, tem o objetivo de corrigir uma situação, mas traz malefícios ao futebol".
Sobre o sorteio da Taça da Liga: "Traz-nos boas memórias. Recordo que a única vez que o Vitória esteve presente na final four da Taça da Liga o grupo era exatamente o mesmo, só a ordem dos jogos era inversa. Esperamos conseguir chegar a final four. Os objetivos do Vitória são sempre entrar em todos os recintos para vencer e dignificar o clube."